6.2 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalMunicípio de Vila de Rei assina protocolo de geminação com Crosne (França)

Município de Vila de Rei assina protocolo de geminação com Crosne (França)

No dia 24 de setembro realizou-se a assinatura do Protocolo de Geminação entre os Municípios de Vila de Rei e de Crosne, de França, com vista para a cooperação e estabelecimento de redes capazes de fomentar a economia e potenciar as empresas dos dois Municípios, formalidade ocorrida na Vila Francesa.

A sessão contorno com a presença de Ricardo Aires, Presidente do Município de Vila de Rei, com Paulo Brito, Presidente da Assembleia Municipal de Vila de Rei, com Bruno Fernandes, Vereador da Câmara Municipal de Vila de Rei, com o Deputado da Assembleia da República eleito pelo círculo da Europa, Paulo Pisco, com o Presidente do Município de Crosne, Michael Damiati e do Presidente da Comissão de Geminação, Jean-Pierre Ybert.

O protocolo prevê a cooperação entre estas duas entidades, baseado no desenvolvimento mútuo na base dos interesses e opções de cada município e de acordo com as disponibilidades existentes em cada momento, nos domínios empresariais e económicos, da cultura, ciência, desporto, meio ambiente, social e outros temas que possam ser de interesse comum.

Entre os acordos previstos, está a divulgação e participação em feiras e exposições, divulgação de produtos regionais, cedência de um espaço/armazém comum para recolha, armazenamento e distribuição de produtos, criação de uma rede de oferta de agentes turísticos e o fomento de intercâmbio entre as pessoas e, em particular, os jovens.

Neste momento o Município de Vila de Rei está a criar uma Comissão de Geminação para poder enfrentar a necessidade de implementação de todo o projeto, proposta que será votada na próxima reunião da Assembleia Municipal. De seguida esta geminação será comunicada formalmente à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Ricardo Aires, Presidente da Autarquia Vilarregense, realça que “a colaboração e cooperação que estes dois Municípios vão encetar a partir deste momento vai certamente criar importantes mais-valias transfronteiriças para as nossas empresas e instituições, assim como no foro turístico, científico, social ou ambiental. A cooperação intermunicipal assume, cada vez mais, uma elevada importância na extensão de redes de parcerias, possibilitando um maior conhecimento e possibilidade de desenvolvimento.”

Depois da assinatura do Protocolo, como comitivas portuguesa e francesa inauguraram a Exposição ‘Casais de Sonho’, exposição criada pelo coletivo Border lovers, que, num exemplo de ligação entre Portugal e França, conta com artistas lusos e franceses e apresenta obras alusivas a casais imaginários, lusitanos e gauleses, imaginários unidos, com amor e humor, pela vida pela obra e não pela carne.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: