9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioCulturaPonte Ibérica Alma Azul na Fundação Manuel Cargaleiro

Ponte Ibérica Alma Azul na Fundação Manuel Cargaleiro

9 de outubro, domingo, entre como 16 e as 17:30 horas

A Alma Azul se apresenta na Biblioteca da Fundação Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco, no próximo dia 9 de outubro, domingo, entre as 16 e às 17h30, a Ponte Ibérica dedicada a Isabel de Portugal, para assinalar o Dia Nacional de Espanha (12 de outubro); e que tem como tema o poema de Sophia de Mello Breyner Andresen “Meditação do Duque de Gândia Sobre a Morte de Isabel de Portugal”; e a biografia “Imperatriz Isabel de Portugal”, de Manuela Gonzaga.

Isabel de Portugal, filha de D. Manuel I, e após o casamento com Carlos V, rainha consorte de Espanha; e, a partir de 1526, Imperatriz do Sacro Império Romano-Germânico, teve uma educação esmerada na corte portuguesa, onde nasceu no dia 24 de outubro de 1503.

Isabel transformou-se na corte de Espanha numa das mulheres mais influentes do século XVI; na sua posição de Regente durante como largas ausências do marido que lhe confiava o reino para o governo.

Carlos Ve Isabel de Portugal Foto: Peter Paul Rubens

Considerada uma das mulheres mais cultas e belas da Europa do século XVI, o pintor Ticiano imortalizou-anum retrato que é ainda hoje muito visitado no Museu do Prado.

Morreu aos 36 anos; para desespero de Carlos V que acabou os seus dias no Mosteiro de S. Jerónimo de Yuste, em Cárceres.

O Duque de Gândia, que Sophia de Mello Breyner Andresen imortalizou em seu poema, um dos mais belos poemas de amor da literatura portuguesa, acabou por também se recolher a um mosteiro, ficando na história de Espanha como São Francisco Borja.

Um percurso pela História de Portugal e Espanha numa Ponte Ibérica que tem na literatura e na biblioteca o seu ponto de encontro.

A sessão é gratuita e aberta a todos os interessados.

A Alma Azul oferece todos os espanhóis presentes na sessão um café e um pastel de nata no Centro Cívico da cidade, a partir das 17h30, continuando assim a ponte ibérica um simples (mas simbólica) prova gastronómica.

A Ponte Ibérica Alma Azul em Castelo Branco tem o apoio da Fundação Manuel Cargaleiro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: