9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalCâmara de Idanha-a-Nova atribui Chave de Ouro ao Padre Adelino Lourenço

Câmara de Idanha-a-Nova atribui Chave de Ouro ao Padre Adelino Lourenço

8 de outubro

No dia em que cumpre 50 anos como Pároco de Idanha-a-Nova, 8 de outubro, o Reverendo Padre Adelino Américo Lourenço será homenageado no Santuário de Nossa Senhora do Almortão.

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova associa-se, a esta homenagem com a atribuição da primeira Chave de Ouro da Vila de Idanha-a-Nova.

A Chave de Ouro destina-se, a galardoar titulares de órgãos de soberania, entidades e personalidades, nacionais ou estrangeiras, pelo seu reconhecido mérito, prestígio, carga, ação, serviços excecionais ou contribuintes para o Município, suas populações e comunidades.

É uma peça em ouro amarelo e branco com 10 cm de altura, que inclui o Brasão de Armas do Município, uma Cruz de Cristo (representação figurativa da Cruz da Ordem de Cristo), uma Cruz de Cristo (representação figurativa da Cruz dos Templários, a Milícia dos Pobres Cavaleiros de Cristo), Ameias (representação figurativa dos múltiplos castelos espalhados pelo concelho de Idanha-a-Nova) e treze estrelas representativas representativas das freguesias do concelho.

Simbolicamente, a Chave de Ouro representa a história, como tradições, os usos e figurinos de Idanha-a-Nova.

O Padre Adelino Américo Lourenço tem sido nos últimos 50 anos um digníssimo guardião dos valores e da identidade cultural do concelho de Idanha-a-Nova, que muito bem tem defendendo, preservado e divulgado.

Como exemplo maior, temos o seu admirável contribuinte para a devoção a Nossa Senhora do Almortão, no seu santuário e na romaria tradicional, uma tradição cristã católica tão acarinhada pelos Idanhenses.

O programa de homenagem ao Padre Adelino Américo Lourenço, da responsabilidade Comissão Organizada por João Dionisio, inclui também uma Missa na Capela da Senhora do Almortão às 11 horas, um almoço partilhado e o lançamento da Biografia do Pároco de Idanha-a-Nova, na parte da tarde.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: