16.1 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalMercado da Bio-Região deliciou os visitantes com “showcooking”

Mercado da Bio-Região deliciou os visitantes com “showcooking”

Idanha-a-Nova

Idanha-a-Nova assinalou o Dia Europeu da Agricultura Biológica com uma edição muito especial do Mercado da Bio-Região, na manhã do sábado passado.

A iniciativa, foi composta por um “showcooking” do Chef Leandro Fãs que confeccionam receitas saudáveis e saborosas, com ingredientes biológicos, que fizeram dos muitos visitantes.

João Carlos Sousa, Vereador da Câmara de Idanha-a-Nova, afirma que “esta edição especial do Mercado da Bio-Região pretende assinar o Dia Europeu da Agricultura Biológica. É uma vez que vai ao encontro da estratégia que estamos a desenvolver nas áreas da sustentabilidade e do desenvolvimento económico e social”.

“Enquanto Bio-Região de Idanha-a-Nova, o objetivo da Câmara Municipal é promover uma alimentação saudável e sustentável e apoiar os produtores locais, que são reconhecidos pela sua grande qualidade, fomentar os circuitos curtos de comercialização e o consumo de produtos locais e biológicos”, acrescentou.

João Carlos Sousa observou que “o Mercado da Bio-Região é ter um adesão crescente, quer o nível do número de produtores, quer o nível de visitantes. É hoje um espaço onde sabemos que vamos encontrar produtos locais e biológicos de excelência de Idanha e toda a região”.

Com efeito, esta semana Idanha-a-Nova esteve presente em Bruxelas como finalista aos Prémios Europeus de Produção Biológica (EU Organic Awards), na categoria deBio-Regiões / Biodistritos.

O primeiro prémio foi entregue ao Cilento (Itália), mas a presença de Idanha entre os três finalistas representa um importante reconhecimento da Comissão Europeia à estratégia em curso.

O incentivo à produção em modo biológico, como cantinas biológicas (já quase a 100%), como hortas biológicas nas escolas, os circuitos curtos de abastecimento, a promoção de uma economia circular e o Mercado da Bio-Região são alguns dos projetos que se tem destacado.

No sábado,1 de outubro, realiza-se o próximo Mercado da Bio-Região no edifício do Mercado Municipal (Praça) e no dia 2, domingo, haverá uma edição especial no Arrebita Idanha Bio, em Idanha-a-Velha.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: