6.2 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalArrebita Idanha Bio: o paraíso da gastronomia sustentável

Arrebita Idanha Bio: o paraíso da gastronomia sustentável

Participaram mais de 20 chefs, incluindo Ljubomir Stanisic

Uma sintonia perfeita entre património natural e cultural, gastronomia e os melhores produtos locais e biológicos.

É a receita para o sucesso da Arrebita Idanha Bio 2022 que nos dias 1 e 2 de outubro reuniu milhares de pessoas nas aldeias de Penha Garcia e Idanha-a-Velha.

Durante o fim de semana, a terceira edição do Arrebita Idanha Bio juntou mais de 20 chefs, com Ljubomir Stanisic como “cabeça de cartaz”.

Mercado de produtores biológicos, cenários únicos e momentos culturais foram os outros ingredientes do evento, que manteve o foco na sustentabilidade, biodiversidade e promoção dos produtos da Bio-Região de Idanha-a-Nova.

“Como Arrebita Idanha Bio estamos a promover a introdução de produtos locais e biológicos nas ementas dos chefs, em restaurantes de norte a sul do país, para que tenhamos uma alimentação mais saudável e sustentável”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

“Ao mesmo tempo”, continua Armindo Jacinto, “é dinamizada a economia local com a vinda até o concelho da comunidade gastronómica, arrecadado turistas e visitantes” que já considerou o Arrebita um festival de culto, tendo o Grande Prémio da Academia Portuguesa de Gastronomia.

O Arrebita é mais um dos grandes atrativos da Bio-Região de Idanha-a-Nova, que se distingue pela promoção de circuitos curtos agroalimentares, da economia circular e da produção em modo biológico, uma estratégia que começa nas escolas com as cantinas e as hortas biológicas.

Um dos grandes destaques do Arrebita Idanha Bio foia “Blues & Fire Party”, performance memorável protagonizada por Ljubomir Stanisic, The Legendary Tigerman e Rayna Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha.

Momentos antes, o Chef Ljubomir Stanisic contorno que tem “acompanhado a forma como Idanha trabalha a área da sustentabilidade”.

E acrescentou: “Armindo Jacinto é o único Presidente de Câmara que eu conheço a sustentabilidade desta forma única. Tem uma estratégia clara para a produção biológica, promoção inclusiva da alimentação biológica e logotipo sustentável nas escolas”.

Um verdadeiro fenómeno de popularidade, Ljubomir Stanisic integrou uma comitiva que incluiu mais de 20 chefs para confecionarem pratos irresistíveis, incluindo talentos da gastronomia local.

A organização do Arrebita Idanha Bio resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Amuse Bouche, de Ana Músico e Paulo Barata, especializadas em criar experiências gastronómicas únicas.

Ana Músico realça “a evolução do Arrebita Idanha Bio ao longo das três edições do festival, construído em conjunto com a comunidade”.

Esta responsável explica que o evento “é inspirado por Idanha ter sido a primeira Bio-Região do país. Por isso, trabalhamos como questões da sustentabilidade ambiental e social com o Município e as comunidades que tão bem nos recebem”.

A parceria tem tido resultados excelentes e, uma vez mais, conduziu uma edição de sucesso do Arrebita Idanha Bio.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: