7.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
InícioCulturaCandidaturas ao Prémio Duarte Simões para diplomadas em Mestrado na UBI

Candidaturas ao Prémio Duarte Simões para diplomadas em Mestrado na UBI

A distinção será atribuída a dissertações de Mestrado concluídas por alunas da UBI. Os interessados devem concorrer até o dia 31 de outubro.

O Rotary Club da Covilhã (RCC) empregou um dos grandes impulsionadores do Instituto Politécnico da Covilhã, hoje Universidade da Beira Interior (UBI), com a criação do Prémio por Mérito Duarte Simões, que será atribuído a um estudante do sexo feminino da UBI que completou a sua Dissertação de Mestrado.

Como candidaturas são abertas até o dia 31 de outubro.

São elegíveis como mestres que comprovem ter estado inscritos e tido aproveitamento no curso de 2.º Ciclo/Mestrado.

O trabalho ou dissertação a candidato deve evidenciar especial interesse pela divulgação, promoção e desenvolvimento local do concelho da Covilhã ou região e/ou nas áreas de Enfoque do Rotary: Paz e Resolução de conflitos, Prevenção e tratamento de doenças, Água e Saneamento – Recursos Hídricos, Saúde Materno-infantil, Educação e Alfabetização, Desenvolvimento Econômico e Comunidade e Apoio ao Meio Ambiente.

Como candidatos terão de expressar o seu interesse através do envio de um e-mail para o correio eletrónico rotarycovilha@gmail.com, mediante o qual serão fornecidos informações e documentos para elaboração da candidatura.

O júri será composto por três elementos da RCC, um elemento designado pela UBI e um elemento cooptado pelo Rotary na sociedade civil e de mérito reconhecido.

O galardão presta tributo a Duarte Cordeiro de Almeida Simões, que teve um papel incontornável no desenvolvimento do Ensino Superior na Covilhã e deixou o seu nome ligado a vários empreendimentos regionais na Cova da Beira.

Duarte Simões divide sua intensa atividade profissional com a participação cívica. Foi sócio do Rotary Club de Covilhã, onde exerceu empenhadamente a sua veia humanista.

Esse percurso é agora pela RCC com a criação do galardão, com base no pressuposto de que a educação e a formação de um componente indelével do capital humano, que contribuiu contra o incremento de uma sociedade competitiva e capaz de responder às constantes mudanças.

O Clube considera ainda que a atribuição de apoios económicos a estudantes se reveste de importância crucial, enquanto forma de eliminar ou pelo menos de minorar as desigualdades sociais e permite impulsionar o acesso à educação e à formação.

Tendo em conta que uma área importante de enfoque do Rotary é a educação e a ação social, surge desta forma o Prémio com a Nenhuma premissa que “Menina fique para trás”, com base no lema de 2021/2022, Transformar as Vidas.

Desta forma, o Rotary Club da Covilhã pretende com a atribuição deste prémio Transformar as Vidas de Jovens Mulheres.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: