9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioCulturaJornalistas e bloggers visitam Idanha, Cidade Criativa da UNESCO

Jornalistas e bloggers visitam Idanha, Cidade Criativa da UNESCO

Idanha-a-Nova recebeu no dia 28 de setembro um grupo de jornalistas e blogueiros para um roteiro por cinco destinos da região Centro que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO.

O grupo foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e teve a oportunidade de descobrir os motivos que levaram à UNESCO a atribuir a Idanha a classificação de Cidade Criativa da Música.

Armindo Jacinto deu as boas-vindas aos 12 participantes nesta iniciativa do Turismo Centro de Portugal e apresentou os projetos, estruturas e iniciativas de Idanha no âmbito da cultura e das indústrias criativas.

O autarca salientou que, em 2015, Idanha tornou-se, a primeira comunidade do mundo rural a entrar na Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

Visita dos Blogueiros ao Centro de Artes

Nesse momento, demonstrou que os territórios da ruralidade também são capazes de concretizar projetos de afirmação a uma escalada global, abrindo um precedente para a entrada de outras regiões rurais nesta rede internacional.

A promoção do ensino da música, desde o Berçário à Universidade Sénior; o elevado número e diversificação de grupos tradicionais; como oficinas de construção de instrumentos como o adufe, a viola beiroa e a palheta; os festivais, concertos e residências artísticas são alguns dos elementos que foram à atribuição da chancela da UNESCO.

“Idanha tem uma identidade intimamente ligada à música, mas além disso, tem sabido inovar a partir das tradições para, assim, fazer da música um ativo determinante na estratégia de desenvolvimento do concelho e uma presença permanente no dia do dia da comunidade”, afirmou Armindo Jacinto.

A delegação de jornalistas e blogueiros visitou alguns pontos importantes nesta estratégia, nomeadamente o Fórum Cultural, o Centro de Artes Tradicionais – onde assistiram à construção de adufes – e o Centro Cultural Raiano para uma visita à exposição “Agricultura nos Campos de Idanha” e uma das Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: