6.2 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalProfessor Fernando Seabra Santos dá Última Lição na Universidade de Coimbra

Professor Fernando Seabra Santos dá Última Lição na Universidade de Coimbra

O antigo Reitor da Universidade de Coimbra (UC) Fernando Seabra Santos vai lecionar a sua “Última Lição” no próximo dia 13 de outubro.

Com o tema “Encontro das Águas”, esta a última lição de aposentação do Professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A cerimónia tem lugar, às 17 horas, no Auditório Laginha Serafim do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

Fernando Seabra Santos

Fernando Seabra Santos, cientista de reconhecido mérito, é Doutorado pela Universidade de Grenoble (França), na área de Oceanografia Física, e foi o primeiro coordenador da Licenciatura em Engenharia do Ambiente da FCTUC.

Reitor da Universidade de Coimbra entre 2003 e 2011, os seus mandatos foram marcados pela criação do Instituto de Investigação Interdisciplinar, do Colégio das Artes, do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e do Museu da Ciência.

Em abril de 2003, lançou a candidatura da Universidade de Coimbra a Património da Humanidade, cujo dossiê coordenou diretamente durante oito anos e apresentou formalmente à UNESCO em dezembro de 2010.

Entre 2007 e 2010, ocupou a carga de presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), período em que decorreram como principais reformas do ensino superior, entre os quais a Lei de Bases do Sistema Educativo, Regime Jurídico das Instituições (RJIES), Agência de Avaliação e Acreditação(A3ES) e Processo de Bolonha, entre outras.

Fora do mundo académico, em 1975 foi membro fundador da Brigada Vitor Jara, tendo participado nas atividades do grupo até 1988.

Mais tarde, em 2011, lançou o CD “Hoje”, com letras e músicas de sua autoria, e que teve a participação de Camané, Cristina Branco, Filipa Pais, Luís Represas, Manuel Freire, Martinho da Vila, Paula Oliveira, Sérgio Godinho e Vitorino.

Ao nível empresarial, Seabra Santos fundou a sexta-feira – Ciência e Engenharia do Lazer, SA, empresa que tem objetivo conceber, projetar, construir e comercializar dispositivos náuticos com um componente elevado de tecnologia e inovação.

Esta empresa foi considerada, em 2020, Especialistas líderes em design doméstico flutuante – Europa pela revista alemã BUILD.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: