12.5 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 26, 2022
No menu items!
InícioRegionalIPCB com Certificação de Qualidade renovada

IPCB com Certificação de Qualidade renovada

O Politécnico de Castelo Branco acaba de ver a certificação da capacidade do seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para alcançar os objetivos da Instituição e cumprir com os requisitos aplicáveis aos serviços e atividades, assim como as obrigações de conformidade.

A auditoria foi realizada pela entidade certificadora APCER – Associação Portuguesa de Certificação, organismo líder do mercado da certificação em Portugal, e decorreu nos dias 27 de setembro, 3 e 4 de outubro.

O IPCB evidenciou realizar as atividades relevantes no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade, implementado segundo a norma NP EN ISO 9001:2015, e demonstrou de forma global ter capacidade garantida para a conformidade das práticas e dos resultados com requisitos normativos, legais e requisitos determinados pela Instituição de Ensino Superior e considerados como referência na realização da auditoria.

António Fernandes, Presidente do IPCB, mostra-se satisfeito com o reconhecimento externo obtido e pelo fato do IPCB evidenciar que os requisitos dos serviços prestados de forma consistente, tendo em conta as necessidades e expectativas de seus alunos e de partes mais interessadas.

Adiantou ainda que o desempenho institucional obtido se deve ao comprometimento dos docentes e trabalhadores não docentes com a Instituição.

Segundo o relatório de auditoria, “o IPCB no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade estabeleceu e garante, na generalidade, os resultados a ser alcançados. Estes níveis de conformidade são evidenciados na sequência dos exercícios de monitorização, medição ou avaliação, na recolha e tratamento dos dados resultantes e da análise da informação gerada”.

O IPCB evidenciou informação documentada sobre os objetivos estabelecidos, o qual foi documentada na “Matriz de Objetivos e Indicadores da Qualidade 2022”.

Os objetivos estabelecidos tiveram em consideração: questões de contexto, requisitos relevantes das partes interessadas, processos estabelecidos, serviços prestados, riscos identificados e os desempenhos desejados no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade.

O IPCB monitora periodicamente como dinâmicas e desempenhos relativos relativos aos objetivos com base nas métricas definidas, sendo apresentados e avaliados os resultados das iniciativas de monitorização, medição e avaliação.

O IPCB ainda tem capacidade para garantir níveis de desempenho adequados considerando os objetivos estabelecidos e as métricas definidas.

No âmbito da secção “Organização e seu sistema de gestão” constam no relatório de auditoria que “Os níveis de desempenho resultam da liderança marcada na Organização pela participação efetiva da Gestão de Topo na dinâmica e vivência do Sistema de Gestão da Qualidade, a focalização e acompanhamento de seus Alunos que inclui a identificação das necessidades dos mesmos e o desenho de soluções adequadas. A interação com os Alunos mostra o grande foco nas pessoas, sendo um comportamento que distingue, promove satisfação e gera resultados”.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: