9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalCerca de 48 concelhos do continente em risco muito elevado de incêndio

Cerca de 48 concelhos do continente em risco muito elevado de incêndio

Cerca de 40 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Santarém e Faro são hoje com risco muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio cerca de 80 outros municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Leiria, Portalegre, Santarém, Beja e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Como previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro, nebulosidade que se estenderá gradualmente aos restantes regiões a partir da tarde.

Há ainda possibilidade de ocorrência de aguaceiros dispersos e trovoada no interior durante a tarde e períodos de chuva fraca no litoral Norte e Centro a partir do fim da tarde.

O vento soprará em geral fraco predomina do quadrante leste, por vezes moderado nas terras altas, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde.

Prevê-se ainda neblina ou nevoeiro matinal no litoral oeste, em especial a norte do Cabo da Roca e uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral Norte e Centro.

Como temperaturas máximas vão variar entre os 18º em Braga e os 29º em Évora.

*Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: