7.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
InícioNacionalEuRoC regressa aos céus portugueses com apoio da ESA

EuRoC regressa aos céus portugueses com apoio da ESA

  • EuRoC – European Rocketry Challenge, competição europeia de lançamento de foguetes destinada aos estudantes universitários, conta este ano, e pela primeira vez, com o apoio da Agência Espacial Europeia.
  • Competição decorre entre os dias 11 e 18 de outubro, na Ponte de Sor e no Campo Militar de Santa Margarida, com a participação de 20 equipes europeias.
  • A cerimónia de, marcada para o dia 12, con

Tem início já hoje a terceira edição do EuRoC – Desafio Europeu de Foguetes, uma competição de lançamento de foguetes destinada aos estudantes universitários europeus.

Organizada pela Agência Espacial Portuguesa, a competição decorre entre os dias 11 e 18 de outubro, na Ponte de Sor e no Campo Militar de Santa Margarida, e conta com a participação de 20 equipes europeias.

Com início nesta terça-feira, o concurso vai decorrer em simultâneo no Aeródromo de Ponte de Sor e no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância.

A 12 de outubro, e após a receção das equipas na véspera, acontece em Ponte de Sor a cerimónia de abertura, com a presença, entre outros, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde.

No mesmo dia tem início a montagem dos foguetes.

O júri também terá um primeiro contato com como equipas para apresentação do campo.

De 13 a 17 de outubro realizados ão realizados os lançamentos no Campo Militar de Santa Margarida, à razão de três lançamentos por dia, permanecendo como restantes equipas a ultimar a preparação dos foguetes na Ponte de Sor.

Por fim, no dia 18 de outubro realiza-se, a entrega de prémios e a cerimónia de encerramento no Aeródromo de Ponte de Sor.

A competição entrega anualmente sete troféus, sendo os prémios de fogo atribuídos de acordo com a altitude em competição e o tipo de motor, mas existem novidades na edição de 2022.

O Prémio Carga útil, que pretende reconhecer a equipa com a melhor carga útil, será patrocinado pela Agência Espacial Europeia (ESA), que assume assim o seu apoio à competição.

Este galardão distingue a inovação, a fiabilidade, bem como a habilidade, aplicar e o impacto da carga para a sociedade, como se fosse efetivamente lançado no espaço.

“A ESA e a ESA Academy orgulham-se por se juntarem à Agência Espacial Portuguesa para a edição de 2022 do EuRoC e por fazer parte desta competição inspiradora, que desafiam alguns dos estudantes europeus mais talentosos”, aponta o responsável responsável pela Academia pela ESA, Joost Vanreusel.

“Estou confiante de que a sua participação ajudá-los-á a dar um passo, ou um salto gigantesco, mais perto de uma carreira dentro do setor espacial europeu. Os nossos especialistas da ESA são mais do que preparados para conhecer como equipas, rever o design de seus foguetes e apoiá-los para que tenham um lançamento bem sucedido”, completa.

A 3.ª edição do EuRoC marca ainda o lançamento do Prémio para a Melhor Assinatura Espectral promovido pela ANACOM, a Autoridade Espacial portuguesa, e que incentiva “uma utilização mais eficiente do espectro de radiofrequências”, explica o Coordenador da Unidade Missão do Espaço do regulador, Fernando Guerra.

“Com a associação ao EuRoC, a ANACOM pretende dar maior estrutura à sua presença enquanto a Autoridade Espacial, ao mesmo tempo que evidencia o seu papel como regulador das comunicações”, completa.

O prémio ANACOM será atribuído à equipa que conseguir realizar o seu lançamento com sucesso, dentro de um período estipulado e com a menor porcentagem de utilização do canal (ocupação espectral).

O EuRoC surgiu em 2020 e é uma das várias apostas da Agência Espacial Portuguesa na área da educação, sendo este um dos pilares estratégicos da sua atuação desde a fundação, em 2019.

A Agência Espacial Portuguesa, que vê nesta aposta nos jovens o futuro do ecossistema espacial português, tem como objetivo promover e fortalecer o setor espacial em Portugal, para benefício da sociedade e da economia nacional e internacional.

Podem ver mais informações sobre o concurso aqui.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: