9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalPrograma de acolhimento aos novos estudantes no Piaget de Viseu está de...

Programa de acolhimento aos novos estudantes no Piaget de Viseu está de volta

  • Programa “Mentoria do Futuro” põe em prática dinâmica colaborativa entre alunos de anos mais avançados e caloiros (mentores)

Na semana em que o Instituto Piaget começa a receber os alunos que ingressaram no primeiro ano, ultimam-se os preparadores para a receção aos “caloiros”.

No Campus de Viseu, o programa “Orientando o Futuro” está de volta e ainda mais interessante.

Desenvolvido com o apoio do SAPE – Serviço de Apoio Psicopedagógico ao Estudante e à Associação de Estudantes do Instituto Piaget de Viseu (AEIPV), o “Mentoria do Futuro” é um programa voluntário de acolhimento, integração e vivência solidária no Ensino Superior de estudantes para estudantes.

Na prática, os estudantes de anos mais avançados (mentores), em regime de voluntariado, com o seu conhecimento, experiências e vivências académicas acompanham os novos alunos (mentorados) no seu processo de integração.

As áreas de intervenção multiplicam-se: desde questões mais básicas, como horários de autocarros, partilha de boleia, aulas, regulamentos internos e cantina até outras questões que se apresentam mais complexas para quem acaba de ingressar no Ensino Superior, tudo pode ser tratado dinâmica colaborativa entre mentor e mentorado.

Os objetivos são também claros: promover, através do apoio interpares, a integração e o desenvolvimento académico, pessoal e social; prevenir o insucesso e abandono escolar; e promover o desenvolvimento de competências transversais.

Para poderem realizar cabalmente as suas funções, aos mentores é garantida uma formação inicial de capacitação, reuniões mensais de acompanhamento, documentação de monitoramento de atividades, apoio constante do SAPE para dúvidas ou dificuldades, e atividades de apoio à relação.

A avaliação qualitativa do seu desempenho é da responsabilidade de dois psicólogos.

No ano a ano 2021/2022, participaram como mentores 21 estudantes da Escola Superior de Saúde Jean Piaget e do ISEIT de Viseu, a quem foi entregue um certificado de participação.

Este ano, os mentores têm um aliciante extra: o resultado de sua participação voluntária no “Mentoring the Future” vai aparecer como referência integrada no Suplemento ao seu diploma de licenciatura.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: