9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalFinalista do Mestrado em Design de Moda da UBI conquista 1.º lugar...

Finalista do Mestrado em Design de Moda da UBI conquista 1.º lugar no Concurso PFN

A competição para Jovens Criadores Portuguese Fashion News 2022 teve entre os vencedores Joaquim Trindade.

O estudante do Mestrado em Design de Moda da Universidade da Beira Interior (UBI) é um dos primeiros classificados do concurso Jovens Criadores Portuguese Fashion News 2022.

Joaquim Trindade venceu a categoria que se destinava aos alunos com mais de dois anos de formação em design de moda.

O coordenado que apresentou foi desenvolvido com tecidos fornecidos pela empresa nacional Troficolor Denim Makers.

A coordenação esteve a cargo docente do Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis, Madalena Pereira, no âmbito da divulgação da UC de Modelagem de Vestuário, tendo recursos envolvidos e apoio do mesmo Departamento.

“A inspiração para o projeto intitulado como “nato dalla frutta”, nascido de fruta em italiano, foi isso mesmo. Uma fruta.

A fruta como fonte de inspiração, a fruta como o renascer após a metamorfose das flores e folhas.

Até no seu estado de maturação mais precoce, não maior que a unha de um dedo, a fruta, servir como presságio de um novo ciclo da natureza cheia de energia e vitaminas”, referia o dossiê que acompanhou a proposta a concurso.

“Após os tempos onde a enfermidade se alastrou, como raízes das árvores mostram-se forte e os ramos anseiam pelo peso da fruta que em breve nos brindarão. A anatomia, textura e forma de várias frutas assentaram os alicerces do coordenado, inspirando a silhueta, traduzindo-se em manipulações têxteis e mimetizadas em pormenores decorativos”, conclui o mesmo texto.

Os coordenados fizeram parte de um desfile que teve lugar a 17 de setembro, na FSM Viseu Fashion, altura em que foram avaliados pelo júri.

O anúncio dos vencedores decorreu durante as comemorações dos 30 anos da Associação Selectiva Moda, que teve lugar em Vila Nova de Famalicão, a 30 de setembro.

O concurso Jovens Criadores PFN insere-se no projeto Fashion News, uma iniciativa da ASM – Associação Selectiva Moda, para divulgar internacionalmente o que de melhor que se faz na Fileira da Moda nacional.

A competição dirige-se a todas as escolas de moda nacional, visando estimular as sinergias entre a indústria e jovens criadores, que tem de recorrer aos tecidos oferecidos pelas empresas parceiras, para o desenvolvimento dos trabalhos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: