17 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioNacionalCentro de Documentação 25 de Abril recebe doação de arquivo fotográfico do...

Centro de Documentação 25 de Abril recebe doação de arquivo fotográfico do processo SAAL

Terça-feira, 18 | 17h30 | Arquivo da UC (Sala D. João III)

O Centro de Documentação de 25 de Abril da Universidade de Coimbra (CD25A) vai receber a doação de um arquivo fotográfico, com 3250 imagens, sobre o SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), programa estatal de construção de casas lançadas após a revolução de 1974, que teve a vez de dignas de habitação a milhares de portugueses.

A cerimónia de apresentação pública e formalização da doação do arquivo, que pertenceu até agora ao arquiteto Alexandre Alves Costa, decorre na terça-feira, dia 18, a partir das 17h30, no Arquivo da Universidade de Coimbra (Sala D. João III).

Arquiteto e professor universitário, Alexandre Alves Costa foi um dos coordenadores do Processo SAAL Norte (e também um dos fundadores do ensino da Arquitetura na Universidade de Coimbra).

A doação do seu ímpar acervo fotográfico sobre este processo marcante em Portugal em transformação do pós-25 de Abril vem tornar-se ainda mais rico o arquivo fotográfico do CD25A (já com muitos milhares de imagens), inserindo-se no objetivo estratégico da UC de disponibilizar ao público relevante para o público relevante para as transformações sociais e políticas da sociedade portuguesa na segunda metade do século XX.

A cerimónia de apresentação pública do arquivo fotográfico SAAL – 1974/1976 (período durante o qual decorreu o programa estatal) vai contar com as intervenções do Diretor do CD25A, Rui Bebiano, de José António Bandeirinha, em representação do Departamento de Arquitetura da UC, e Alexandre Alves Costa, que fazem a apresentação comentada das imagens.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading