12.5 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 26, 2022
No menu items!
InícioNacionalPalbit lidera projeto de tecnologia inovadora para ferramentas ecologicamente mais sustentáveis

Palbit lidera projeto de tecnologia inovadora para ferramentas ecologicamente mais sustentáveis

Desta forma a metalúrgica assegura uma redução do impacto ambiental no processo de maquinação

A Palbit, especialista no setor pulverometalúrgico, desenvolveu em colaboração com o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro um projeto tecnológico de I&D com o acrónimo DHardTools, que permite reduzir o impacto ambiental nos processos de maquinação, através do desenvolvimento de ferramentas de metal duro com revestimento de diamante funcional para micromaquinagem de materiais ultraduros, que possibilita a monitoração do processo através da implementação de sensores de temperatura.

O projeto de investigação baseia-se na introdução de boro na estrutura do revestimento de diamante com o intuito de aumentar a sua tenacidade e processar um sensor de temperatura.

Através da utilização desses sensores é monitorar possível a temperatura de forma a controlar o processo de micromaquinagem e assim aumentar o tempo de vida útil das ferramentas.

Além disso, o desenvolvimento de ferramentas revestidas com diamante permite a sua utilização em algumas aplicações de maquinagem com quantidade mínima de lubrificante, traduzindo-se uma redução de lubrificantes em mais de 90%, e no aumento da eficiência em alguns grupos materiais de reduzida maquinalidade, possibilitando uma redução no impacto ambiental da operação de maquinagem.

Para Daniel Figueiredo, Membro do Conselho Executivo e responsável pelas áreas de Investigação e Desenvolvimento, “Esta é uma inovação tecnológica que permite ao Palbit competir pelo valor acrescentado, através dos mais-valentes proporcionadas pela eficiência, bem como pela oferta de soluções mais sustentáveis e ecológicas”.

A utilização de diamante nas ferramentas de metal duro permitirá também obter elevadas velocidades de corte e maquinação a seco, através das estruturas multicamada MCD/NDC (microcristalino/nanocristalino).

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: