9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioCulturaPenamacor, Covilhã, Belmonte e Fundão arrancam com projeto para estudar religiosidade popular

Penamacor, Covilhã, Belmonte e Fundão arrancam com projeto para estudar religiosidade popular

O Museu de Arte Sacra da Covilhã recebeu, no dia 15 de outubro, o colóquio “A Materialidade na Religiosidade Popular – O Ex-Voto”, que teve como oradores Alberto Correia, José Dionísio, André Oliveirinha, do Municipal de Penamacor, e Carlos Madaleno, do Museu de Arte Sacra da Covilhã.

Este colóquio pretende divulgar o projeto, do qual faz parte do Museu de Arte Sacra da Covilhã, do Museu Municipal de Penamacor, do Município de Belmonte e do Museu Arqueológico do Fundão, que pretende desenvolver um trabalho em rede intermunicipal, através dos referidos museus, que visará a criação de uma publicação figurar todos os exemplares deste território.

Pretende-se, ainda, valorizar, estudar e salvaguardar esta expressão da cultura material da religiosidade popular.

No mesmo âmbito, a exposição “Ex-Votos na Cova da Beira – A Materialidade na Religiosidade Popular” estará patenteada entre até o dia 26 de novembro no Museu de Arte Sacra da Covilhã.

Além da inauguração desta exposição e do colóquio, a iniciativa contorno, igualmente, com diversos momentos musicais pelos ranchos do Refúgio e Coração de Maria do Ferro.

Para Ilídia Cruchinho, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penamacor, este trabalho conjunto entre os diversos municípios pretende dar substância à valorização dos Ex-Votos. “É o início de um projeto que tem muito para trabalhar. Hoje é dado o primeiro passo e tenho a certeza que vai dar frutos”, disse.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: