11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaFestival literário “Escritaria” vai ter réplicas em 2023 em Angola e Cabo...

Festival literário “Escritaria” vai ter réplicas em 2023 em Angola e Cabo Verde

O Festival Literário Escritaria, que decorre esta semana em Penafiel, com a homenagem póstuma a Ana Luísa Amaral, vai ter réplicas, no próximo ano, em Angola e Cabo Verde, anunciou hoje o presidente da câmara.

Segundo Antonino Sousa, em março ou abril, como cidades angolanas de Luanda, Huambo e Benguela recebendo a Escritaria, replicando a homenagem que o festival português organizou ao escritor Pepetela, em 2018.

Em declarações aos jornalistas, após a inauguração de uma silhueta de Ana Luísa Amaral, com a presença da filha da autora, num jardim da cidade, a autarca de Penafiel explicou que a iniciativa em Angola vai acontecer em janeiro, no âmbito de uma parceria com o Instituto Piaget e com o governo angolano.

Antonino Sousa assinalou, por outro lado, que o festival também visitará Cabo Verde, em março ou abril de 2023, com um plano de atividades que recriaram a homenagem ao cabo-verdiano Germano Almeida, realizado em 2021.

O presidente da Câmara registrou que a ideia de internacionalizar a Escritaria para a África Lusófona decorreu da visita que o ministro da Cultura de Cabo Verde fez à edição de 2021.

“Os contatos têm acontecido e o programa está a ser delineado”, observou, destacando que foram dados passos que podem transformar a Escritaria “num festival de dimensão grande no mundo da lusofonia”.

O edil acrescentou: “A ideia que queremos concretizar é levar a cada um desses destinos aquilo que acontece aqui durante esta semana. Nestas primeiras ações, vamos dar um especial enfoques autores dos respetivos países que já passaram pela Escritaria”.

Também hoje, a autarca de Penafiel disse ter recebido naquela cidade do distrito do Porto o presidente da Câmara de Bissau, com o qual, indicou, foi abordado a possibilidade de uma das próximas edições da Escritaria ser homenageado um guineense.

Desde a sua primeira edição, o Festival Literário Escritaria homenageou Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre, Mário Zambujal e Germano Almeida.

*Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading