7.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
InícioRegionalLivros no Passeio da Avenida 12 de Novembro

Livros no Passeio da Avenida 12 de Novembro

Alcains, 1 de novembro, das 14 às 16 horas

Uma Mostra de Livros de autores de referência e do concelho de Castelo Branco, ao preço simbólico de cinquenta cêntimos, é uma iniciativa da Alma Azul no encerramento 50 Anos de Elevação de Alcains a Vila.

A produtora de atividades culturais promove ainda o “Dia de Alcains em Coimbra”, a 12 de novembro, sábado, integrado em seu projeto “Em Nome da Beira”.

A Alma Azul repete assim, em Alcains, o programa do dia 1 de novembro de 2021, uma iniciativa que se revelou de enorme êxito de público; esgotando todos os livros disponíveis no Passeio junto à sede da Alma Azul em Alcains.

Com a Feira de Todos os Santos como cenário, o Passeio na Av. 12 de Novembro volta a encher-se de livros da editora de Alcains; mas também de outras editoras de referência no país, parceiras em muitas suas atividades e Feiras do Livro; disponibilizando livros a um preço simbólico para assinalar, com júbilo, a elevação de Alcains a Vila, nos dados de 12 de novembro de 1971.

Alcains – Capela do Espírito Santo

Os alcainenses e todos os visitantes da Feira de Todos os Santos têm este modo a oportunidade de adquirirem, por um preço simbólico de 50 cêntimos, livros de homenagem ao Padre António Afonso Ribeiro (pároco em Alcains durante 50 anos) ou livros de Fernando Pessoa, Maria Judite de Carvalho, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Florbela Espanca, Revistas A Mar Arte e Alma Azul; além de obras de autores do concelho de Castelo Branco como João Camilo, Ana Rita Calmeiro, Ângela Correia, José Guardado Moreira, Ernesto Candeias Martins, Fátima Paixão, António Salvado e Joaquim Cardoso Dias, entre outros.

Criado em 1999, em Coimbra, a Alma Azul deslocou a sua sede para Alcains em 2016; uma decisão importante de renovação do seu trabalho na Vila de Alcains que já tinha marcado culturalmente com edições de autores alcainenses como Maria Victória Ataíde, Florentino Beirão ou José Pedro Barata.

Além da abertura de uma Livraria na Vila contribuiu para que uma geração de crianças e jovens tivessem acesso aos livros infantis e juvenis no local.

A Livraria, recordamos, foi espaço de várias tertúlias e debates, entre outras atividades culturais; com destaque para a fotografia onde, nas paredes brancas do Espaço, os fotógrafos Pedro Martins, Carlos Matos e Diamantino Gonçalves mostraram alguns dos seus trabalhos.

Livros no Passeio da Av. 12 de Novembro no Dia de Todos os Santos é mais um contribuinte da Alma Azul na promoção da Leitura e na divulgação da Vila de Alcains.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: