9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalViana do Castelo e Braga com aviso laranja devido à chuva forte

Viana do Castelo e Braga com aviso laranja devido à chuva forte

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prolongou o aviso laranja nos distritos de Viana do Castelo e Braga, devido à previsão de períodos de chuva por vezes fortes.

Depois de ter estado sob aviso laranja até às 9h00 de hoje devido à agitação marítima, o IPMA prolongou nos dois distritos do litoral norte o aviso laranja para a precipitação.

O aviso laranja diz respeito à agitação marítima, com ondas que podem vir a atingir os 11 metros de altura máxima e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

Coimbra, Porto, Aveiro, Braça e Viana do Castelo que estão com alerta laranja até às 9h00 de hoje, encontram-se agora sob aviso amarelo, até às 18h00 devido à agitação marítima, precipitação e vento.

Também até às 18h00 de hoje os distritos de Beja, Faro, Leiria, Lisboa, Porto e Setúbal encontram-se sob aviso amarelo devido à agitação marítima.

Portugal é a ser afetada por uma depressão denominada Beatrice, que afeta o país desde a madrugada de sábado e deve permanecer no território até a final de hoje com chuva, trovoada e vento forte, segundo o IPMA.

“Os efeitos desta depressão estão a ser sentidos em Portugal continental desde a madrugada de hoje dia 22, persistindo pelo menos até a final do dia 23. Na circulação desta depressão é transportada uma massa de ar tropical, com elevado conteúdo de humidade”, explicou o IPMA em comunicado, referindo-se que o nome Beatrice foi atribuído pela Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET).

Segundo o Instituto, prevê-se para hoje “a ocorrência de precipitação por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada, e vento forte no litoral e terras altas nos dias, com rajadas que podem atingir até 80 km/h no litoral Norte e Centro, e até 95 km/h nas terras altas”.

Por causa do mau tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou na sexta-feira a população para “situações meteorológicas adversas” nos próximos dias, com aguaceiros fortes, que poderão provocar provocar, vento moderado a forte e agitação marítima.

*Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: