21.7 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Abril 25, 2024
No menu items!
InícioRegionalUBI promove cerimónia de Abertura Solene do Ano Académico

UBI promove cerimónia de Abertura Solene do Ano Académico

A cerimónia de Abertura do Ano Académico 2022/2023 da Universidade da Beira Interior (UBI) está agendada para o dia 26 de outubro (quarta-feira), no Anfiteatro das Sessões Solenes (Polo I), a partir das 15h00.

O programa inclui o tradicional Cortejo Académico, como intervenções do Reitor, Mário Raposo, do presidente da Associação Académica, Ricardo Nora, e a Oração de Sapiência, proferida por Paulo Jorge da Silva Almeida, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências, subordinado ao tema “Corantes funcionais. Para além do cor”. A finalizar, haverá a intervenção do representante do Conselho Geral.

A UBI vai aproveitar a ocasião para vigarista uma das incontornáveis figuras da criação do Ensino Superior na cidade: Duarte de Almeida Cordeiro Simões, primeiro diretor do Instituto Politécnico da Covilhã.

A evocação de Duarte Simões será feita por outra personalidade que também está na história da UBI: Elisa Pinheiro, fundadora e primeira diretora do Museu de Lanifícios, estrutura que nasceu na zona do Polo I, e que preserva espaços antigos da Real Fábrica de Panos e da Real Fábrica Veiga.

Segue-se, a entrega de medalha comemorativa à viúva de Duarte Simões, e mais tarde, a inauguração da exposição documental em homenagem ao homem que esteve na instalação do Instituto Politécnico da Covilhã, na Galeria da Real Fábrica de Panos.

Por fim, acontece o lançamento da medalha comemorativa Dr. Duarte Simões.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading