Faltam três dias para o início do Bom Petisco Peniche Pro, a derradeira etapa da Liga MEO Surf 2022, a primeira divisão do surf português, que se realiza de 28 a 30 de outubro na Praia do Lagide.
Esta é a etapa que vai decidir o título de campeão nacional masculino, com 11 surfistas a chegar à Capital da Onda com possibilidades de chegar ao topo do surf português. E todos já sabem os adversários que vão ter pela frente na estreia, uma vez que o quadro competitivo já é conhecido.
Destaques do quadro masculino – Rodada 1:
H3: Francisco Mittermayer x Santiago Graça x Diogo Viegas x Ruben Gonzalez
H8: Guilherme Ribeiro x João Mendonça x Daniel Nóbrega x trialista
H11: Vasco Ribeiro x Miguel Matos x Rodrigo Lebre x trialista
As expectativas são, assim, elevadas para a grande decisão do título masculino, depois de ter sido feminina por Teresa Bonvalot de forma antecipada, na etapa dos Açores.
São 11 candidatos ao título em disputa direta, com destaque para o regresso de Vasco Ribeiro à competição, que vai defender o título conquistado no ano passado, o quinto de sua carreira.
Guilherme Ribeiro é o surfista que chega ao Bom Petisco Peniche Pro na liderança do ranking e com a licra amarela Go Chill, seguido de perto por Guilherme Fonseca, que é surfista local de Peniche e um dos mais experientes nas ondas de Peniche. Eduardo Fernandes, Tomás Fernandes, João Moreira, Afonso Antunes, Francisco Almeida, Francisco Mittermayer, Joaquim Chaves e Luís Perloiro são os outros candidatos. Dos 12 surfistas inicialmente com possibilidades matemáticas para chegar ao título, apenas Frederico Morais não vai estar presente na quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2022.
Destaque ainda para a presença de outros nomes sonantes do surf nacional, que, apesar de não estar na luta pelo título, poderia ser decisivo para as contas finais. Os antigos campeões nacionais Miguel Blanco e Ruben Gonzalez são dois bons exemplos, mas também o motociclista João Mendonça ou o jovem talento local Matias Canhoto.
Na prova feminina destaque para a presença de muita juventude no quadro competitivo, onde nomes como Carina Duarte, Carolina Santos, Maria Salgado, Gabriela Dinis ou a atual campeã nacional Pro Júnior (Sub-20) Érica Máximo surgem como surfistas mais cotadas para a etapa que fecha o pano na Liga MEO Surf 2022.
Destaques do quadro feminino – Rodada 1:
H1: Érica Máximo x Benedita Teixeira x Maria Silva x Carlota Chaveiro
H3: Maria Salgado x Teresa Pereira x Charlotte van Berkum
H6: Beatriz Carvalho x Núria Maganinho x Lua Escudeiro x Gabriela Dinis:
A última etapa da Liga MEO Surf vai ser novamente acompanhada de uma iniciativa ambiental liderada pelo Grupo Jerónimo Martins, o parceiro de sustentabilidade da Liga MEO Surf. Serão mais de 160 crianças de 7 escolas do concelho de Peniche que estarão envolvidas. A iniciativa inclui uma palestra sobre a importância da proteção dos oceanos, e formas práticas para os jovens podem contribuir, que será coordenada por via de uma consultora em assuntos de sustentabilidade do ecossistema marinho, a Sónia Sousa Ell. Será seguida de uma limpeza de praia, com o intuito de recolher lixo nas praias de PenO iche. A iniciativa terá lugar na sexta-feira, dia 28 de outubro ao longo de todo o dia. O
Grupo Jerónimo Martins e suas Companhias em Portugal, Polónia e Colômbia tem um projeto de ecodesign de embalagens de marca própria desde 2011, num conjunto de trabalho com os fornecedores, já permitiu evitar a utilização de cerca de 31,5 mil toneladas de materiais de embalagens. Através deste projeto, em 2021 foi assegurada a incorporação de mais de 15,5 mil toneladas de plástico reciclado, evitando assim a utilização de plástico virgem.
Em Peniche serão ainda premiadas a melhor onda da etapa através do prémio Joaquim Chaves Saúde Melhor Onda, enquanto o Bom Petisco Meninas Score distinguir o melhor placar feminino. A isso junta-se a luta pela Sessão de Expressão De Go Chill, tanto na vertente masculina como feminina. Por fim, destaque ainda para o prémio atribuído pela Câmara Municipal de Peniche aos melhores surfistas locais deste Bom Petisco Peniche Pro.Fantasy
Surfista – Mais informações em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor etapa: Relógio Rip Curl Busca GPS 2
Prémio vencedor anual: Prancha Polen Surfboards
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova
A nível televisivo, o Bom Petisco Peniche Pro pode ser acompanhado em direto na TV Esportiva, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2022 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e do Fogo!, com o patrocínio do MEO, Bom Petisco, Allianz Seguros, Joaquim Chaves, Go Chill, Somersby, Corona e Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local do Município de Peniche, e o apoio técnico do Peniche Surfing Clube e da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.