7.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
InícioNacionalOleiros e Saint-Doulchard voltam a trocar experiências no âmbito do Projeto Erasmus+

Oleiros e Saint-Doulchard voltam a trocar experiências no âmbito do Projeto Erasmus+

A comitiva de alunos e professores do Colégio de Saint-Doulchard despediu-se na sexta-feira, dia 21, de Oleiros onde fez “amigos” no Agrupamento de Escolas Padre António Andrade (AEPAA) na sequência do Projeto Erasmus + e da geminação estabelecida entre os dois municípios.

Entre os dias 16 e 21 de outubro, uma comitiva de 20 alunos e 6 professores do Colégio Louis Armand esteve em Oleiros para aprofundar a troca de conhecimentos e de trabalhos em execução na área do meio ambiente.

Recorde-se que no âmbito deste projeto educativo, na semana de 3 a 7 de outubro, os alunos do 9ºA (que tem francês como segunda língua estrangeira neste ano a ano”, da AEPAA viajaram até a cidade francesa. Esta é uma geminação que o Município quer aprofundar.

Foi isso mesmo que sublinhou na semana passada na sessão de despedida dos 26 elementos de Saint-Douchard o vereador da Educação da Câmara de Oleiros. Paulo Urbano, afirmou que a geminação entre aquele município e Oleiros, firmada em protocolo em 2016, “começou por ter um intuito cultural, com algumas experiências entre várias associações culturais, mas depressa se avançou para a área educativa o que me satisfaz bastante”. Para Paulo Urbano, existem “condições para um próximo nível de intercâmbio, o fortalecimento da relação empresarial, visto que temos pontos em comum, que pode beneficiar tanto Oleiros como Saint-Doulchard”.

Por parte da Câmara Francesa, o vereador municipal de Saint-Doulchard, Bruno Martins (com origens familiares em Castelo Branco), agradeceu a “amabilidade” com que a comunidade de Oleiros acolheu o grupo de franceses e mostrou-se recetivo para que “esta geminação continuidade, porque tem condições para isso”.

Durante a permanência de cinco dias em Oleiros, houve lugar para conhecer a cultura e a natureza. A comitiva do colégio de Saint-Doulchard visitou a Igreja Matriz, a exposição “A Arte do Saber” de Mário Antunes na Galeria de Exposições, o mercado semanal, assistiu a uma aula da Universidade Sénior na sede da Filarmónica Oleirense e percorreu o circuito da “Arte à Porta”. Alunos franceses e portugueses, que os acompanham nas visitas, estabelecem amizades que dizem ser “inesquecíveis”.

A cascata da Fraga D’Alta, no Orvalho, e o Centro de Ciência Viva da Floresta, nas Moitas (Proença-a-Nova) foram também pontos de visita destes alunos que pintaram um mural na sede do AEPAA, um testemunho artístico que perdurará sobre esta estadia em Oleiros.

“A semana foi rica em emoções, em partilhas e em descobertas, tanto ao nível dos adultos como dos alunos. Efetivámos uma parceria que perdurará, é o que esperamos do fundo do coração. Encontrarmos pessoas quando chegámos e são amigos que vamos deixar em Oleiros”.

Foi com alguma emoção e palavras de reconhecimento “ao bom acolhimento” da comunidade educativa do AEPAA e da Câmara de Oleiros que a responsável pelo Colégio de Saint-Doulchard, Severine Goblet, se dirigiu aos presentes na sessão de despedida que deu por concluído mais um intercâmbio do Projeto Erasmus+, em Oleiros.

Nesta sessão em que esteve presente o Presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, e Vice-Presidente, Miguel Marques, assim como toda a delegação de alunos e professores de Saint-Doulchard.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: