9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioCulturaExposição comemora 70 anos do Instituto Social Cristão Pina Ferraz até abril

Exposição comemora 70 anos do Instituto Social Cristão Pina Ferraz até abril

Foi inaugurada a exposição comemorativa dos 70 anos do Instituto Social Cristão Pina Ferraz “Carlota e Francisco de Pina Ferraz”, no dia 28 de outubro, no Museu Municipal de Penamacor.

Recorde-se que o Instituto Social Cristão Pina Ferraz comemora, este ano, 70 anos de história e é, neste âmbito, que se inscreve a exposição presente.

A viagem que, através dela, é proposta tem início ainda na segunda metade do século XIX, perpassa todo o percurso de vida dos seus beneméritos, Carlota e Francisco de Pina Ferraz, e caminha até os dias de hoje, num périplo que, não raras vezes, tem caminhado a par e passo e de forma indissociável com a história do concelho de Penamacor, nomeadamente, respondendo às diversas situações sociais que esta estava vivendo.

Visita à exposição

Para o presidente da Câmara Municipal de Penamacor, António Luís Beites Soares, esta é uma “exposição com muito conteúdo e que dignifica a memória de Carlota e Francisco Pina Ferraz” mas também “da Instituição que ainda hoje tem um papel importante não só do ponto de vista, social e educativo, mas agrícola, pecuário e ambiental”.

O autarca garantiu, ainda, que o Executivo que vai continuar a apoiar a Fundação naquilo que para necessário.

“Estamos cá para ser parceiros no que a Fundação necessite”, disse.

Já o Diretor da Instituição, António Tomás, explicou que a mostra agora inaugurada convida a uma “viagem com mais de 170 anos ao legado da vida dos beneméritos” e à “obra que eles próprios construíram”.

Para António Tomás, esta é “uma obra que se fez com vontade e entrega” e “que deixa a pegada na gente desta terra, nas mulheres e nos homens” que por lá passam.

Para o responsável, o Instituto procura “todos os dias ajudar cada um a encontrar o seu próprio caminho”, garantindo que a “obra está viva e é para continuar”.

Esta mostra está patente no Museu Municipal, até o dia 2 de abril de 2023, podendo ser visitada de terça-feira a domingo, entre as 9:00 e as 12:30 e entre às 14:00 e às 17:30.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: