4.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 29, 2022
No menu items!
InícioRegionalReal Associação da Beira Interior organizou palestra em Alcains

Real Associação da Beira Interior organizou palestra em Alcains

A Real Associação da Beira Interior, organizou um palestra no dia 26 de outubro, com apoio da Universidade Popular/ Tardes de Alcains, subordinada ao tema “A Pedra Turquesa e a Serra da Argemela”.

O orador convidado foi o escocês, investigador, músico e compositor Tom Hamilton.

Também esteve presente além do orador, a Cristina Granada (fundadora das Tardes de Alcains), a Maria da Luz Sanches (Presidente das Tardes de Alcains), a Gabriela Margarido (Presidente da GPSA – Preservação da Serra da Argemela) e o Luís Duque-Vieira (Vice-Presidente da Real Associação da Beira Interior).

Tom Hamilton, apaixonado por Beira-Baixa, onde compôs músicas, faz a investigação histórica dos povos da Antiguidade, o estudo do toque dos Sinos e o estudo das Pedras (gemologia).

Tom Hamilton visitou pela primeira vez a Serra da Argemela em 2017, após um incêndio que destruiu grande parte da vegetação da serra, a partir dai várias vezes em visita à Serra da Argemela, onde se interessou pela sua fauna (nomeadamente como 5 espécies únicas de morcegos que existem nesta serra), flora e minério (sendo o principal, a Pedra Turquesa, que é semi – preciosa havendo a cor verde e azul).

Tom Hamilton, tem entregado a Pedra Turquesa a fim de ser investigada, neste caso ao Naturtejo e ao Instituto de Londres (que faz o estudo das Pedras).

A Pedra Turquesa geralmente encontra-se, a uma latitude entre 30º e 40º grau, tendo um determinado valor… Pedra que é muito procurada nos EUA.

Os morcegos da Serra da Argemela, são verdadeiros aliados da agricultura e reflorestação, de uma serra com uma das melhores paisagens do planeta Terra.

Também a água é de excelente qualidade.

O último glaciar passou pela Serra da Argemela, onde mais tarde na Antiguidade estão os celtas, lusitanos e vetões.

Tendo a Serra da Argemela um Castro com cerca de 3.000 anos. 

No final da palestra teve a participação do Presidente da GPSA – Gabriela Margarido, que falou da importância e das potencialidades que tem e pode ter a Serra da Argemela, se para bem aproveitada, sem trazer a exploração de lítio” (que aliás não há estudos convincentes e nem benéficos), que vai destruir a paisagem da serra e um impacto muito negativo no futuro.

Também houve oportunidade de ouvir uma música composta em inglês, por Tom Hamilton sobre a Serra da Argemela e a Pedra Turquesa.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: