7.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
InícioInternacionalRotas da Transumância pelo Geopark Naturtejo a Itinerário Cultural do Conselho da...

Rotas da Transumância pelo Geopark Naturtejo a Itinerário Cultural do Conselho da Europa

Uma comitiva das Ilhas Canárias (Espanha) visitou o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO em representação da Associação Internacional Rotas da Transumância e Caminhos Rurais.

A comitiva foi liderada pelo professor José Juan Cano Delgado, Codiretor da “Cátedra cultural La Laguna Património Mundial”, Presidente do Colégio de Geógrafos das Canárias e coordenador para a América Latina, Espanha e Portugal da referida associação internacional.

A Naturtejo, EIM integrou a Associação Internacional Rotas de Transumância e Caminhos Rurais (https://ttrr.eu/ na sigla em inglês TT&RR), com o objeto de valorizar os caminhos rurais e as vias históricas por onde passou a transumância de gados, sobretudo ovino, que se fez desde a Serra da Estrela, na direção da raia em Idanha e na direção do Aljo, cruzando os concelhos de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão e Nisa.

Os sete municípios que constituem o território geoparque declarado Património Geológico Mundial reúnem mais de 1000 km de percursos pedestres sinalizados, de pequena e grande rota.

Cada um destes percursos pedestres apresenta uma temática de relevância local e são vias de referência para o turismo na região.

Entre os preferidos dos visitantes encontram-se, a Rota dos Fósseis, em Penha Garcia, a Rota dos Barrocais, em Monsanto, a Geo-Rota de Orvalho e o Trilho da Barca d’Amieira, em Amieira do Tejo.

O objetivo desta visita dos delegados da Associação Internacional Rotas da Transumância foi dar, a algumas rotas de transumância e caminhos rurais do Geopark Naturtejo, bem como entidades e pessoas a aderir à entidade internacional.

A associação foi convidada a participar em diferentes reuniões para apresentar a iniciativa que é candidata a Itinerário Cultural do Conselho da Europa.

Esta candidatura permite o crir sinergias entre parceiros regionais e europeus, para acessar os programas que permitem valorizar os caminhos históricos de transumância no território, assim como os percursos pedestres já existentes.

As reuniões com as diversas entidades interessadas decorreram no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, e na Associação de Estudos do Alto Tejo, em Vila Velha de Ródão.

Os participantes ainda tiveram a oportunidade de contato com as paisagens pastoris e provar os magníficos queijos de produção biológica na região.

A Naturtejo, foi selecionado, pela comissão avaliada do Conselho da Europa e participou do processo de avaliação das Rotas Itinerários Culturais da Transumância, com sua experiência e aspirações, que na semana que vem.

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: