9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalDia Municipal para a Igualdade assinalado no concelho da Sertã

Dia Municipal para a Igualdade assinalado no concelho da Sertã

De 17 a 31 de outubro, o Dia Municipal para a Igualdade foi o mote para a realização de diversas atividades junto de alunos do ensino secundário do concelho da Sertã, integrados no plano de ação do “Projeto SIM: Sertã – Inclusão e Mediação”.

Partindo do tema Degraus da Igualdade, decorreram diversas sessões que focaram e desenvolveram temáticas como a empatia, o respeito, a inclusão e as des(igualdades) de género.

Estas sessões tiveram lugar no Agrupamento de Escolas da Sertã, no Instituto Vaz Serra, em Cernache do Bonjardim, e na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, de 17 a 31 de outubro, em que participaram cerca de 200 jovens.

Para além das sessões dirigidas aos alunos, no Dia Municipal da igualdade, dia 24 de outubro, a Capela do Convento da Sertã Hotel, acolheu uma sessão intergeracional que envolveu miúdos e graúdos, promovendo o reflexo conjunto acerca do caminho a percorrer para atingir o topo dos degraus da igualdade.

Esta sessão registou a participação de 40 pessoas, onde se incluíram alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas da Sertã e idosos da Santa Casa da Misericórdia da Sertã.

Nas sessões realizadas ficou patente a percepção de que ainda se verificam assimetrias entre homens e mulheres.

Durante uma das sessões

De um modo geral, os jovens demonstraram uma clara noção de que, por um lado, existem uma evolução no que se preocupam com os direitos de homens e mulheres.

Por outro lado, acredita que ainda há muito a fazer. Reconheceram a importância da aceitação e do respeito pela diferença e, após reflexão, facilmente perceberam que os rótulos poderão ter consequências negativas a curto, médio e longo prazo e que é importante “calçar os sapatos dos outros” e ser empático.

Os idosos que participam apontaram como várias diferenças entre diferenças “a juventude de antigamente” e a “juventude de hoje” e, embora afirmem que estranharam algumas mudanças/alternativas, foram unânimes em afirmar que a evolução é imperativa.

Para Cristina Nunes, Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Sertã, referindo-se que “ao falar de igualdade não nos podemos limitar à igualdade de género, é preciso esquecer que precisamos de promover a igualdade sócio-económica. Assinalamos o Dia Municipal para a Igualdade, porém devemos lembrar-nos diariamente que ainda temos vários degraus para subir”, referindo-se à autarca, sublinhando que “a realização de ações intergeracionais é crucial para que as novas gerações reflictam sobre as dificuldades do passado e como colmatem no futuro”.

O Dia Municipal para a Igualdade é celebrado em Portugal desde 2010 por “centenas de organizações representativas da sociedade civil e da esfera pública de todo o território (…), com vista para a promoção dos valores da Igualdade, Inclusão e Participação”.

Os dados da Comissão para a Igualdade de Género (CIG)revelam que a taxa de desemprego e o trabalho o tempo parcial apresentam percentagens mais elevadas no género feminino.

Neste âmbito, verifica-se que as mulheres constituem a esmagadora maioria da população inativa a nível mundial, devido à responsabilidade que lhes é atribuída para cuidar de outros.

Neste sentido, como as mulheres continuam a ter dificuldades em investir em sua carreira, acrescendo também o fato de continuarem a registar disparidades salariais entre homens e mulheres, que se refletem, mais tarde, em pensões inferiores auferidas pelas mulheres idosas, deixando-as mais expostos ao risco de pobreza.

O Projeto SIM  – Sertã: Inclusão e Mediação “decorre da parceria entre o Município da Sertã e a Santa Casa da Misericórdia da Sertã. As atividades do Dia Municipal da Igualdade contaram com o apoio do Convento da Sertã Hotel, do Agrupamento de Escolas da Sertã, do Instituto Vaz Serra e da Escola Tecnológica e Profissional da Sertã. O projeto “SIM – Sertã: Inclusão e Mediação” pretende ser o elo de ligação com a população migrante e a comunidade de etnia cigana, com o propósito de quebrar barreiras ao nível burocrático e social, eliminando estereótipos e contribuindo para a inclusão social destas comunidades.

O SIM aposta na intervenção junto de toda a comunidade (dos 3 aos 100 anos), alertando para temas como a igualdade de género, a empatia, a violência no namoro/doméstica, a inter e multiculturalidade, o bullying e o respeito pela diferença.

Funciona de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 12h30m e das 13h30m às 17 horas, na Câmara Municipal da Sertã, no Sector de Ação Social.

Poderá ser contactado através do 274600300 ou pelo e-mail projetosim@cm-serta.pt .

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: