9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioOpiniãoPonto de Vista... por António Justo

Ponto de Vista… por António Justo

Falta de compromisso político produzir migrantes vítimas

O Papa Francisco… criticou a falta de compromisso com as pessoas. “Somos os mestres da complexidade, que falam muito, mas faz menos”.

António Justo

Muitos dizem sim a tudo, mas no final resulta daí um não, por exemplo, quando trata de acolher migrantes…

Como grandes potências e oligarcas, com suas tecnologias e produtos concorrentes, aniquila, muitas vezes, como indústrias e comércios indígenas; em vez de criar riqueza para a proveito das populações locais, força como pessoas a emigrar.

Temos bom bom exemplo também em Portugal. As grandes nações europeias para darem escoamento aos seus produtos industriais e tecnológicos abriram os mercados aos produtos da China…

A sorte de Portugal é que encontra uma certa solidariedade da União Europeia que em compensação e para impedir o possível desenvolvimento-se de uma revolução popular (e a desintegração dos países da zona euro), se adiantou com a política dos “fundos perdidos” e os juros baixíssimos para os empréstimos estatais; doutro modo os Estados da periferia cairiam na falência imediata.

Países africanos encontram-se expostos à concorrência feroz que impedem os mercados nativos de se afirmarem por si mesmos…

Quem ganha com a exploração sistémica somos todos nós, os que tem um nível social elevado, mas os que mais ganham com isso são as grandes multinacionais localizadas nas grandes potências, e como elites dos diversos países que não se se acionam a mitigar o sistema sentido de maior justiça social e de prática democrática na relação entre povos e na distribuição de meios de produção e seus bens entre eles. Apesar das remessas dos emigrantes para o desenvolvimento de Portugal, é uma tragédia o fato do povo português investir tanto na formação de académicos e muitos destes se virem a obrigados emigrar para poderem melhorar o seu nível de vida!…

Deste modo a nossa camada social média vai fazer com que a camada baixa de países importadores esses emigrantes se torne menos baixa!

Nós podemos e temos o dever de importar imigrantes não apenas para equilibrar nossa balança nossa balança nossa balança nossa balança, mas também porque muito dos bens que temos se deve à exploração…

*António Justo – Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=7933
Teólogo e Pedagogo
Pegadas do Tempo
Texto completo (2014) em http://antonio-justo.eu/?p=2826

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: