7.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
InícioCulturaPatrimónio Cultural e Tradições de Alcains em Coimbra

Património Cultural e Tradições de Alcains em Coimbra

11 de novembro, sexta-feira, das 11 às 16 horas

A Alma Azul promove no próximo dia 11 de novembro, sexta-feira, das 11 às 16 horas, a divulgação do Património Cultural e das Tradições da Vila de Alcains, na cidade de Coimbra.

Às 11 horas, na Alta de Coimbra, visita a Biblioteca do Instituto Universitário Justiça e Paz, para a oferta do livro de Maria Victória Ataíde: “Alcains – Tradições de Uma Vila da Beira Interior”; e desenvolve no espaço de cafetaria e restaurante do Instituto, com varanda para o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e para o Rio Mondego, a iniciativa “Adágio Ou Livro?”, a partir dos Adágios publicados no livro Património Cultural de Alcains, do Cónego Franco Infante, de 1992; e da oferta de “Lendas e Romarias da Beira – Narrativas com Identidade”, que inclui a Romaria de Santa Apolónia que se realiza em Alcains.

De tarde, a partir das 14 horas visita, à Biblioteca da Liga dos Combatentes – Núcleo de Coimbra, no Colégio da Graça, na Rua da Sofia; para a oferta do livro das Tradições mais relevantes de Alcains, da Professora Maria Victória Ataíde.

Recordamos que o livro é o resultado de um trabalho de pesquisa de Maria Victória Ataíde em Alcains entre setembro de 1998 e agosto de 1999, e conta com a colaboração de vários alcainenses: Maria de Deus Aleluia, Maria do Carmo Ramalho, Moisés Rafael, Ana Brites ou Florentino Beirão, entre muitos outros.

A renovada Biblioteca da Liga e os Claustros do Colégio da Graça foram palco de algumas atividades do programa “Em Nome da Beira” que a Alma Azul tem promovido no mês de novembro em Coimbra, divulgando autores, tradições, lugares, e produtos da Beira Baixa.

Também aqui, nos Claustros do Colégio das Graçaserá realizado o desafio “Adágio Ou Livro”?

A 19:00 de Divulgação do Património Cultural e das Tradições da Vila de Alcains em Coimbra; ainda uma visita com a oferta de livros à Livraria Solidária Bem Comum; na Galeria Santa Clara, junto a Portugal dos Pequenitos.

A Livraria Bem Comum foi criada em 2016, pela Galeria Santa Clara, com o apoio da Alma Azul; e tem ajudado associações de Coimbra a desenvolver o seu trabalho na área da cidadania participativa.

Recordamos que “Em Nome da Beira” é um Projeto Alma Azul, iniciado em Castelo Branco, no Cybercentro, no ano de 2009; com a colaboração do Ambienta Café (já desaparecido); e tem por missão a promoção de produtos culturais e tradicionalis da Beira (ver cartaz de 2009).

Desde 2016, ano em que deslocou a sua sede de Coimbra para a Avenida 12 de Novembro, em Alcains; que realiza o “Em Nome da Beira” em Coimbra.

Em 2022, o programa tem o seu epílogo na sede da Alma Azul, na Avenida 12 de novembro, em Alcains, no sábado, às 17 horas; em torno de um chá acompanhado de doces tradicionais de Coimbra, onde não faltarão as broinhas se os famosos pastéis de Tentúgal e de Santa Clara; para todos os colaboradores e mecenas da Biblioteca Comunitária de Alcains.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: