4.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Novembro 29, 2022
No menu items!
InícioNacionalUC premeia ideias inovadoras para resolver problemas na área da saúde no...

UC premeia ideias inovadoras para resolver problemas na área da saúde no Cantanhede Innovation Days

“Como ocupar/entreter paciente jovens hospitalizados com sérias limitações motoras, sensoriais e cognitivo-comportamentais?”, “Como melhorar a comunicação com pacientes idosos com problemas de visão e/ou audição?”, “Como reduzir os níveis de estresse dos profissionais de saúde e melhorar as estratégias de recuperação?”: estes são alguns dos desafios a que os grupos de estudantes de ensino superior vão resolver, na próxima semana (7 e 11 de novembro), desenvolvendo ideias inovadoras para solucionarem problemas reais na área da saúde, no âmbito do Cantanhede Innovation Days.

A ideia vencedora desta iniciativa, organizada pela Universidade de Coimbra, no âmbito do programa europeuEIT Saúde, será anunciada na sexta-feira, 11, às 16h50, numa sessão no auditório do edifício-sede do Biocant.

Esta primeira edição do Cantanhede Innovation Days – organizada pela unidade P&D International Networks da Universidade de Coimbra, em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, o Biocant Park, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo e o Hospital Rovisco Pais – segue o mesmo modelo do Coimbra Innovation Days realizado nos últimos anos: os participantes (investigadores e estudantes de ensino superior) vão tentar resolver, em trabalho de equipa, desafios reais propostos por entidades do setor da saúde.

A equipa vencedora será premiada com 500 euros e a possibilidade de competir na final do evento internacional Innovation Days – que está a decorrer em simultâneo em outros 21 parceiros europeus, no âmbito da rede internacional EIT Health.

Além de permitir os alunos e investigadores passarem da teoria à prática, contato com problemas reais da área da saúde e experimentando as novas metodologias dedesign thinking, a iniciativa Cantanhede Innovation Days permite aos participantes partilharem experiências com colegas de outros países edesenvolverem soft skillsfundamentais para as suas carreiras futuras.

A sessão final dos Dias de Inovação Cantanhede decorre a partir das 14h00 desta sexta-feira, 11, com as apresentações de campo das ideias de cada equipa participantes.

A entrega do prémio à equipa vencedora acontece às 16h50, com a presença das Vice-Reitoras da UC para a Investigação e o Ciclo 3.º, Cláudia Cavadas, e para os Assuntos Académicos e Atratividade de estudantes pré-graduados, Cristina Albuquerque.

*Foto: LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: