7.1 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
InícioRegionali-DanhaFoodLab: a “inovação verde” encontrou a sua casa

i-DanhaFoodLab: a “inovação verde” encontrou a sua casa

Idanha-a-Nova

O mundo da sustentabilidade reuniu-se durante três dias noi-DanhaFoodLab 2022, em Monsanto, para a principal conferência sobre alimentação e agricultura sustentável em Portugal.

Foi de 4 a 6 de novembro que tudo aconteceu. Aproveitando o balanço da Web Summit, investidores, empresas, startups embarcam em Lisboa no “Comboio Verde da Inovação”, com destino à Aldeia Histórica de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, a primeira Bio-Região de Portugal.

“A quarta edição do i-DanhaFoodLabcomprovou um evento de referência nas áreas do agroalimentar, da sustentabilidade e da economia verde, aliadas à inovação e à construção de um mundo melhor”, afirma Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Idanha é hoje um lugar onde se trocam ideias, aprofundam conceitos e nascem projetos inovadores. O mais recente foi apresentado no i-DanhaFoodLab 2022. É o Polo Europeu de Inovação Digital para o Setor Agroalimentar, que se tem sede em Idanha e apoia centenas de PME’s. Com um orçamento de 6 milhões de euros para os próximos três anos, obteve o “Selo de Excelência” da Comissão Europeia.

Armindo Jacinto, presidente da CM de Idanha-a-Nova

“O novo Polo vem consolidar a estratégia que está no terreno, já com frutos muito concretos”, refere Armindo Jacinto.

“Há investidores que vieram pela primeira vez a Idanha em edições anteriores doi-DanhaFoodLab. Entretanto, decidiram investir neste concelho,residir e instalar as suas empresas aqui, criando riqueza e emprego”, sustenta o presidente da Câmara.

O CoLAB Food4Sustainability é um dos frutos auspiciosos do i-DanhaFoodLab. Com sede em Idanha e cerca de 30 colaboradores, coordena atualmente o Polo de Inovação Digital, composto por 28 parceiros.

A captação de investimento e de talento para Idanha é confirmada nas estatísticas do território. Outro dos momentos altos do i-DanhaFoodLab foi, aliás, a entrega Prémio “Marca Estrela” 2022 ao Município de Idanha-a-Nova, atribuído pela Bloom Consulting.

É uma distinção por ser o município com menos de 10 mil habitantes a apresentar um melhor desempenho socioeconómico em todo o país.

Esse crescimento faz-se com eventos como o i-DanhaFoodLab, que geram oportunidades e lançam desafios em setores que estão no centro das políticas de desenvolvimento do nível mundial.

O evento é uma coorganização do Building Global Innovators (BGI), CoLAB Food4 Sustainability, EIT Food e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

Oriundos de países vários, os participantes tiveram o ensejo de participar em sessões interativas e oficinas, explorar oportunidades de networking com especialistas da indústria, visitar fábricas e explorações agrícolas e descobrir programas e iniciativas no setor agroalimentar.

O CEO da BGI, Gonçalo Amorim, destaca “o sucesso que tem sido a parceria com Idanha, no trabalho com empresas e na criação de um ecossistema de inovação vibrante e com resultados reconhecidos”.

“Hoje, as os setores agroalimentar e da sustentabilidade vêm até Idanha para saber o que existe de mais inovador no mundo. É a partir daqui que está a ser criado conhecimento e está a ser testada soluções inovadoras, regenerativas e amigas do meio ambiente”, disse Gonçalo Adianta Amorim.

O papel do CoLAB Food4Sustainability, laboratório colaborativo para a sustentabilidade no agroalimentar, tem sido determinante. O presidente da direção, Nuno Serra, destaca a importância de acelerar a transição digital neste setor.

Um trabalho realizado para Portugal e para o mundo que terá em Idanha o epicentro.

Entrega dos prémios Biolog

A entrega dos prémios Biolog foi outro dos grandes momentos do i-DanhaFoodLab.

Trata-se do catálogo nacional de produtores e operadores biológicos, que distinguiu alguns dos seus membros, destacando as boas práticas.

Os premiados foram os seguintes:

– Bio-Freixo – Categoria de Inovação

– Bio Azórica – Categoria de Sustentabilidade Social

– Herdade Do Escrivão – Categoria de Agricultura Regenerativa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: