19.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioCulturaO 11º FORA DO LUGAR E O REGRESSO AO FUTURO… EM IDANHA

O 11º FORA DO LUGAR E O REGRESSO AO FUTURO… EM IDANHA

É imenso com imenso prazer que vimos apresentar a 11ª edição do Festival Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas –, em Idanha-a-Nova (Cidade Criativa da Música UNESCO), a primeira edição da segunda década em que continua a provar que estar para o lugar é o melhor lugar para estar!

Com a direção artística de Filipe Faria, produzido pela Arte das Musas em parceria com o Município de Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da Música da UNESCO – e financiado pela Direcção-Geral das Artes, o Festival está na rua… e como portas do território são abertas…

Voltamos a pisar mesmo as ruas e a terra, e o sentir o vento… “Este é o ano do regresso ao futuro. Depois de tanto tempo em suspensão, a ver os nossos lugares (e os outros) pela janela, voltámos. Nestes anos não chegámos um habitar realmente como coisas. Ou parecia mesmo que não. Experimentámos menos. Sonhámos que sim, acordámos no mesmo lugar. Vimos todos os nossos lugares lugares das janelas, por vezes conseguimos ouvir, por vezes mesmo falar… mas, tantas vezes, o lugar onde não era o lugar onde seríamos estar.”, escreve Filipe Faria, diretor artístico do Fora do Lugar.

O primeiro passo da nova década volta a trazer a Idanha-a-Nova – provavelmente o lugar mais bonito do mundo –, o mundo todo… “Em Idanha-a-Nova, continuando trilhar um caminho feito de legados, mas de rosto voltado para o futuro. Nestas terras, onde semeamos tradição e colhemos inovação, o Fora do Lugar encaixa na perfeição. A visão desempoeirada dos conceitos de lugar, tempo e cultura que caracteriza o festival propicia vivências únicas e memoráveis.”, escreve Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.

A 11ª edição propõe música, conversas, caminhadas, encontros entre os músicos que nos visitam e os que cá estão, exposições, natureza, cinema, gastronomia, programa educativo… 26 propostas em 9 dias de programação, de 17 de novembro a 3 de dezembro de 2022.

Músicos, consórcios e projetos vindos de Argentina, Brasil, Suíça, Espanha, França e Portugal enchem de filhos a assinatura Fora do Lugar… uma proposta de diálogos entre o erudito e o popular, entre o antigo e o novo… o lugar onde se encontrar toda a criatividade humana… Uma celebração do efémero como condição de partida para experiência da arte dos filhos… Tudo o que vivemos no Fora do Lugar é, ao mesmo tempo, novo e antigo.

Ao mesmo tempo uma promessa e seus ecos. Estes lugares e este território são a linha que cose os dias, que cose toda a experiência.

Em 2022 voltamos a contar com parcerias estratégicas de programação com o Centro Cultural Raiano (ao abrigo do Programa de Apoio à Programação da RTCP, co-financiado pelo DGARTES), com a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – com o CineEco Seia – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – e com o DocLisboa – Festival Internacional de Cinema.

Até já, sempre Fora do Lugar!

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading