7.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 1, 2022
No menu items!
InícioNacionalEngenharia Civil da Universidade de Coimbra comemora meio século de existência

Engenharia Civil da Universidade de Coimbra comemora meio século de existência

No âmbito dos 50 anos de criação dos cursos de engenharia na Universidade de Coimbra (UC), o Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) celebra os dados, no próximo dia 19 de novembro, no Auditório Laginha Serafim.

A cerimónia tem início às 15 horas e conta com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, e ainda da Vereadora da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Bastos.

Nesta cerimónia, que pretende ser de “confraternização e reencontro entre diferentes gerações de docentes, investigadores, estudantes, funcionários e colaboradores do DEC/FCTUC”, será recordada a história deste Departamento, através da intervenção do professor João Coutinho, e inauguração da exposição fotográfica “50 anos – 50 momentos”.

O programa de comemorações inclui também um debate sobre as perspetivas e os desafios futuros da Engenharia Civil enquanto área profissional.

Com moderação do jornalista José Manuel Portugal, participam no debate o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, a Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Laura Caldeira, o Vice-Reitor da UC para a Inovação e Empreendedorismo, Luís Simões da Silva, e o Presidente do Itecons – Instituto de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico para a Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade, António Tadeu.

Destaque ainda para a Lição Laginha Serafim, que pretende registar este antigo Professor e Figura da Engenharia de grande prestígio internacional, que, juntamente com o Professor Vítor Graveto, esteve na origem do DEC/FCTUC.

O Engenheiro João Leal Barreto, antigo aluno desta instituição, é o orador convidado.

O dia termina com a atuação do Coro Ingenium, o coro misto da Secção Regional da Ordem dos Engenheiros, segue-se um Porto de Honra e um jantar de Confraternização.

Os interessados em participar nesta cerimónia especial, inscrever deve-se em:http://forms.gle/4A1eh6P8P4xWYBqj8, até o dia 10 de novembro.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: