12.5 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 26, 2022
No menu items!
InícioNacionalInvestigação identifica nas folhas de Erva-Príncipe capacidade de inibição de absorção de...

Investigação identifica nas folhas de Erva-Príncipe capacidade de inibição de absorção de colesterol

A técnica superior e investigadora do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Meio Ambiente e Sociedade (CERNAS) – Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), Sandrine da Ressurreição, na qualidade de autora de principal, em colaboração com os investigadores da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, Sónia Pedreiro, Maria Teresa Batista e Artur Figueirinha, de ver o artigo “Efeito de Compostos Fenólicos da Cymbopogon citrato Stapf. Folhas em Micellar Solubility of Colesterol” na revista Moléculas da Editora MDPI.

A equipa de investigação desenvolveu uma metodologia para estudar in vitro a solubilidade micelar do colesterol em extratos de plantas, tendo estudado, em particular, extratos, frações fenólicas e flavonoides de folhas de Erva-Príncipe ( Cymbopogon citratos).

Os resultados da investigação sugerem que os compostos fenólicos desta planta, em particular os flavonoides e os taninos, têm capacidade de inibir a formação de micelas, essenciais à absorção de colesterol no intestino, levando a uma redução do colesterol que está absorvido no resultado da alimentação.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: