16.1 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalPrémio jornalismo de excelência Vicente Jorge Silva

Prémio jornalismo de excelência Vicente Jorge Silva

Após o sucesso da 1.ª edição em 2021 do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva, chegou o momento de dar o conhecer os vencedores da 2.ª edição deste prémio que presta homenagem a um nome incontornável na história contemporânea do jornalismo em Portugal e a todos os profissionais que levam mais longe as suas histórias.

Esta iniciativa, da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, realizada em parceira com o Clube de Jornalistas, reuniu 45 candidaturas de 42 profissionais e 19 meios de comunicação social.

A cerimónia de entrega do prémio tem lugar hoje, a partir das 18h00, no Clube de Jornalistas.

A cerimónia, de caráter intimista, contará com a presença de familiares e amigos de Vicente Jorge Silva, para além da presença do Senhor do Ministro da Cultura, do Senhor Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, do Presidente do Clube de Jornalistas, do Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, dos membros do júri e dos premiados.

Nos últimos meses, os elementos do júri desta 2.ª edição, Nicolau Santos, que preside, Manuel Carvalho, João Vieira Pereira, Luísa Meireles e Francisco Belard, analisaram os trabalhos candidatos num debate intenso que ficou marcado pela qualidade dos textos recebidos, levando o júri a atribuir duas menções honrosas nesta edição.

Por ti, Portugal, eu juro! é o artigo vencedor, de Sofia da Palma Rodrigues – Editora Executiva -, Diogo Cardoso – Diretor –, e Luciana Maruta – Jornalista.

Este artigo, publicado no Divergente, retrata o cenário durante a Guerra Colonial, em que milhares de africanos combatem ao lado de Portugal e arriscaram a vida pela pátria que acreditavam ser sua.

A mesma pátria que os abandonou depois da Revolução de Abril.

Quase 50 anos depois, os Comandos Africanos da Guiné contam pela primeira vez a sua história.

Uma história de guerra, perseguição e morte. Uma história de denúncia de um Estado que os usos, explorou e, por fim, descartou.

As duas menções honrosas foram atribuídas aos artigos “Os 25 anos do Rendimento Social de Inserção: O RSI não é um sítio aonde eu queira voltar”, da autoria de Natália do Carmo Teixeira Faria – Jornalista -, e Paulo Pimenta – Fotojornalista; e “Corrupção na África? Gabriel Obiang mostra como se faz”, de Micael Pereira – Grande Repórter.

O primeiro artigo, publicado no Jornal Público, foca o impacto do Rendimento Social de Inserção (RSI), o principal instrumento de combate e minimização da pobreza em Portugal, no ano em que fez 25 anos, dando rosto aos beneficiários que é o apoio mais escrutinado social e politicamente, por ter inaugurado uma nova geração de políticas sociais.

O segundo artigo, publicado no Jornal Expresso, é o resultado de uma investigação jornalística que demorou cerca de seis meses, em colaboração com jornalistas de outros países, incluindo a Guiné Equatorial, a Holanda, a Espanha e o Chipre, coordenado pelo OCCRP (Projeto de Denúncia de Crime Organizado e Corrupção), um consórcio internacional de jornalismo de investigação, e que também publicou a história.

O Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva foi anunciado no dia 8 de setembro de 2020 pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda, e atribuí anualmente uma bolsa para a investigação no valor de 5.000€, reconhecendo a importância da informação na construção de uma sociedade mais participativa e democrática.

Já preparando a próxima edição, Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva tem como missão a promoção do jornalismo como um pilar fundamental na construção de uma sociedade plural e democrática e dá continuidade também ao apoio constante da Imprensa Nacional – Casa da Moeda à cultura portuguesa.

Toda a informação disponível em premiovicentejorgesilva.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: