9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalUC lança Factory Academy para facilitar integração dos estudantes de Engenharias no...

UC lança Factory Academy para facilitar integração dos estudantes de Engenharias no mercado de trabalho

A Universidade de Coimbra (UC) acaba de lançar o programa UC Factory Academy, que pretende facilitar a integração dos estudantes finalistas de licenciaturas e mestrados de Engenharias no mercado de trabalho, através de parcerias com empresas do setor.

O projeto visa, essencialmente, contribui para a crescente adequação entre as competências adquiridas em contexto académico e o que é exigido pelo mercado de trabalho, assim como assegurar transição e integração no contexto laboral dos melhores candidatos, em contextos empresariais de grande qualidade e em áreas tecnológicas distintas.

O programa UC Factory Academy envolve duas fases: na primeira (de descoberta/exploração), ainda em contexto académico, os/os estudantes das áreas de engenharia, trabalho propostas de resolução de desafios reais da empresa enquanto parceiro, para recebem formações adicionais em soft e hard skills; na segunda (de imersão), os alunos e alunas selecionados são integrados no ambiente de trabalho empresarial, acompanhados por um mentor especializado, na empresa, e um tutor académico.

O programa orientado-se por regras gerais, cada Academia de Fábrica pode comportar, de acordo com as necessidades e as propostas da empresa parceira, critérios de seleção específicos.

Trata-se de um programa customizado, de forte colaboração entre academia e mundo empresarial, tendo em vista o incremento de oportunidades para os estudantes da UC e a formação de profissionais de excelência.

Serão atribuídos microcréditos no âmbito do programa, bem como bolsas e prémios e definir em função de cada UC Factory Academy.

A primeira academia será dinamizada em associação com a The Loop Company. Em breve, serão celebradas parcerias similares com outras empresas.

Esta iniciativa está integrada na Academia Viver o Futuro, um projeto focado na promoção de programas e cursos de formação inovadoras, adaptados aos diferentes segmentos da população e na coordenação com empregadores e organizações económicas, sociais, políticas e territoriais relevantes, que é liderado pela Universidade de Coimbra e recebeu um financiamento de cerca de 16,5 milhões de euros no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: