9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalIFRRU: um programa para apoiar a Reabilitação Urbana

IFRRU: um programa para apoiar a Reabilitação Urbana

Apresentado em Idanha-a-Nova

Se tem um imóvel com idade igual ou superior a 30 anos ou pretende investir num, o Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU 2020) é uma oportunidade de financiamento para o apoiar na concretização da reabilitação sustentável de edifícios.

Trata-se do maior de programa de incentivo à regeneração urbana de sempre e foi apresentado em Idanha-a-Nova, no dia 15 de novembro, numa sessão que decorreu na Escola Superior de Gestão (ESGIN), com a participação da Diretora, Sara Brito Filipe.

A Câmara Municipal servirá de ponto focal para os interessados em conhecer este programa que financia a reabilitação integral de edifícios e que tem apoiado vários projetos em todo o país.

“É um programa que se insere na Estratégia Local de Habitação de Idanha-a-Nova, que definimos para todo o concelho de forma a dar resposta às necessidades de habitação, através de projetos de investimento público e de incentivos ao investimento privado”, afirmou durante a sessão o Presidente da Câmara Municipal.

Armindo Jacinto lembra que “desde 2015 estamos a trabalhar as questões da habitação e da reabilitação urbana, e fazemo-lo em todo o concelho para os diferentes núcleos urbanos sejam abrangidos”.

Para o autarca, a “primeira preocupação é que as populações que residem no concelho de Idanha-a-Nova tenham acesso a instrumentos financeiros que ajudem a reabilitar o seu património. Por outro lado, estas medidas também possibilitam que outros cidadãos que desejem vir para as nossas localidades possam adquirir edifícios e proceder à sua reabilitação”.

“Interessa-nos revitalizar as nossas aldeias para que estas ofereçam qualidade de vida às populações, em complemento com as nossas estratégias nas áreas da educação, da saúde, da segurança e da economia”, sublinhou.

Através de parcerias com entidades bancárias (Santander, BPI e Millennium BCP), o IFRRU 2020 facilita o acesso a financiamento por parte dos promotores de investimentos na área da reabilitação urbana, disponibilizando condições mais favoráveis do que as disponíveis no mercado.

A sessão contou ainda com a apresentação da Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) e Operações de Reabilitação Urbana (ORU) do concelho de Idanha-a-Nova, que possibilitam usufruir de benefícios fiscais na reabilitação urbana e de edifícios (em sede de IMI, IMT, IRS e IVA).

Com 17 ARU aprovadas, o concelho de Idanha-a-Nova distingue-se, a nível nacional, por estender estes incentivos a todo o concelho.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: