15 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 26, 2022
No menu items!
InícioRegionalRastreios de Saúde ACD Carapalha

Rastreios de Saúde ACD Carapalha

  • Glicémia e Tensão Arterial

  • Mobilidade e Risco de Queda

No âmbito do Protocolo de Parceria assinado entre a Freguesia de Castelo Branco e a Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha, decorreu na Associação Cultural e Desportiva da Carapalha, durante a manhã do dia 15 de Novembro, das 10h00 às 12.30h, no salão multiusos da coletividade, um rastreio de saúde – Glicémia e Tensão Arterial, que contou com 21 rastreios (21 pessoas), sendo que foram feitas 22 avaliações de tensão arterial (1 reavaliação) e 21 avaliações de glicémia.
Segundo a Freguesia de Castelo Branco, este é “Um serviço de proximidade às populações mais idosas e desprotegidas dos bairros tradicionais da nossa freguesia”.
Ao mesmo tempo, e resultado de uma parceria entre a ACD Carapalha e a Fisioterapeuta Inês Ribeiro, do Projeto Bem Mover – Fisioterapia na Comunidade & em Casa, realizaram-se também rastreios de Mobilidade e Risco de Queda, no qual participaram 10 pessoas de várias faixas etárias.

Recolha de sangue na ACDC

O Rastreio de Mobilidade e Risco de Queda teve como objetivo sensibilizar a comunidade para a importância de manterem uma aptidão física adequada, sem limitações de mobilidade (capacidade de cada um de nós se movimentar de forma segura e independente), ao longo do ciclo de vida.
Foram realizados alguns testes físicos, nomeadamente a avaliação da mobilidade e risco de queda, a avaliação da força muscular e dos níveis de atividade física diária.
A partir dos resultados dos testes, foi possível demonstrar à população se apresentavam comportamentos e sinais de risco para a saúde, incluindo: limitações de mobilidade, alto risco de queda, fraqueza muscular e inatividade física.
Contudo, a Fisioterapeuta Inês Ribeiro, com o Projeto “Bem Mover – Fisioterapia na Comunidade & em Casa”, salienta a importância do nosso corpo se manter em movimento em todo o ciclo de vida, sendo este a principal ferramenta de Promoção da Saúde e Autonomia.
Através desta parceria, está ainda a ser debatida a possibilidade de abrir uma turma de Pilates na ACD Carapalha, com a Fisioterapeuta Inês Ribeiro, sendo que a nível de Mobilidade e Risco de Queda a fisioterapeuta faz trabalhos ao domicílio, mantendo uma relação mais próxima da comunidade.
Próximas datas de rastreio: 13 de Dezembro, das 10h00-12h30h.
Todos estes rastreios são gratuitos!

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: