6.2 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioInternacionalOleiros com papel de destaque no acesso à justiça e cidadania para...

Oleiros com papel de destaque no acesso à justiça e cidadania para os mais jovens

Youth-Friendly Justice – “Justiça Amiga dos Jovens” em português – é o nome do projeto que visa promover a participação jovem no domínio da justiça, democracia e cidadania, através de Educação Não Formal.

A ação de formação, promovida pela ComDignitatis – Associação Portuguesa para a Promoção da Dignidade Humana, com vista à implementação deste projeto em três países (Portugal, Hungria e Estónia) decorreu ao longo dos últimos dias no Auditório da Casa da Cultura, em Oleiros, Município que desde o primeiro dia se assumiu como parceiro estratégico desta causa.

“Este projeto é implementado em parceria com um consórcio de três organizações de diferentes regiões da Europa, Portugal, Hungria e Estónia, para refletir as diversas perspetivas, backgrounds e, inclusive, histórias, e para conseguirmos trabalhar em conjunto para que os jovens, entre os 13 e os 18 anos, possam participar plenamente na sociedade”, pode ler-se na informação disponibilizada pela ComDignitatis.

Ação de formação, promovida pela ComDignitatis

As representantes da Hungria e Estónia, bem como de Portugal, concordaram que estas ações são “muito importantes” para que se possam “despertar mentalidades” para o tema da capacitação dos jovens no domínio da justiça e cidadania. “Estas sessões são essenciais para que possamos desenhar, em conjunto, um conjunto de normas de procedimento a seguir para situações desde género”, adiantaram ainda.

Sobre Oleiros acrescentaram que estes dias resultaram numa experiência “bastante enriquecedora”, com elogios sobretudo para a organização do ensino, mas também para o facto de como a vila foi estruturada, do ponto de vista do acesso aos serviços e das suas potencialidades turísticas.

O Projeto “Youth-Friendly Justice”, galardoado como um Projeto Inspirador pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude e Desporto e o Corpo Europeu de Solidariedade, é um projeto adaptado do Programa “Uma Justiça Amiga nas Escolas” que a ComDignitatis implementa a nível nacional desde 2016 e que durante o ano letivo 2022/2023 irá implementar a nível europeu.

Resulta de uma parceria entre a ComDignitatis (Portugal), a Associação Balmádifjak (Hungria), a Associação Discovering Opportunities (Estónia), a Procuradoria-Geral da República, a Ordem dos Advogados, o Centro de Estudos Judiciários (CEJ), o Município de Oleiros e ainda os Tribunais de Comarca.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: