9.5 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioRegionalSenhora da Orada na Biblioteca de São Vicente da Beira

Senhora da Orada na Biblioteca de São Vicente da Beira

27 de novembro, domingo, a partir das 15 horas

A Biblioteca de São Vicente da Beira e a Alma Azul promovem no próximo domingo, dia 27, a partir das 15 horas, uma Conversa Aberta e Informal sobre a Lenda e a Romaria da Senhora da Orada, uma das romarias representadas no livro “Lendas e Romarias da Beira – Narrativas com Identidade”.

A Senhora da Orada é uma das lendas mais singulares da Beira Baixa, na sua proposta à oração para conseguir a graça e o milagre da libertação do peso da maternidade.

Convoca-nos também a reflectir sobre as reações perante a gravidez numa época em que a educação era mais religiosa do que de planeamento familiar.

Do relato anónimo do século XIX, em posse da família Robles, podemos também ler a origem da crença tradicional que deu origem à edificação da Capela de Nossa Senhora da Orada numa ermida; e do encontro entre uma jovem no desespero de uma maternidade não desejada e um velho asceta que se afastou da comunidade para dedicar todos os seus dias à oração e à penitência.

Retrato todo ele revelador de uma época e que servirá de mote à Conversa sobre Lendas e Romarias, com especial destaque para a da Senhora da Orada que se celebra ainda em São Vicente da Beira, onde a Capela, rodeada de extensa vegetação e com a água vinda da Gardunha, marca um território de devoção e de Encontro.

Recordamos que acompanham a Romaria da Senhora da Orada, ado Anjo da Guarda de Alpedrinha; a de São Macário, do Alcaide; três romarias celebradas na Serra da Gardunha.

Completam o livro, as Romarias de Santa Bárbara, da Lousa; Senhora de Mércules, de Castelo Branco; e a Santa Apolónia, de Alcains.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: