16.1 C
Castelo Branco
Domingo, Novembro 27, 2022
No menu items!
InícioNacionalDeputados do PS reúnem com Comando Distrital da PSP e Comando Territorial...

Deputados do PS reúnem com Comando Distrital da PSP e Comando Territorial da GNR

Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, Nuno Fazenda, Paula Custódio Reis e Tiago Soares Monteiro, reuniram na terça-feira, 15 de novembro, com o Comando Distrital da PSP e com o Comando Territorial da GNR, na cidade de Castelo Branco.

Recebidos pelo comandante Distrital da PSP, na primeira reunião, os assuntos abordados foram atinentes às condições dos dois únicos postos nas cidades de Castelo Branco e Covilhã, número de efetivo operacional e causas de maior criminalidade, relevando o número de novos polícias recebidos ao longo do ano, como referido aos Deputados pelo Ministro da Administração Interna, após questões colocadas nesse sentido na última audição parlamentar.

A atratividade de profissionais, a média de idades dos agentes bem como o número de anos que demoram as transferências, a pedido dos agentes, da origem para os postos do Distrito, foram também algumas das preocupações discutidas.

Os Deputados verificaram ainda o bom estado da frota automóvel e as boas condições infraestruturais do edifício que alberga o comando.

No Comando Territorial da GNR, os parlamentares reuniram com a força de segurança com mais capilaridade no território, garantindo o policiamento em todos os 11 Municípios, repartidos por 3 distintas Comunidades Intermunicipais.

A GNR opera em 120 freguesias da região, em todas as áreas não urbanas, sendo os Postos de Atendimento Reduzido (PAR) uma das preocupações, nomeadamente para as necessidades diárias de patrulhamento.

A GNR foi alvo de um importante fortalecimento em termos de efetivo ao longo do ano e aguarda a conclusão do Curso de Formação de Guardas do presente ano, perspetivando a alocação de mais guardas para postos de cobertura estratégica do território.

Ao nível de aquartelamentos, as condições de salubridade são preocupação em alguns casos já identificados e com prioridade de atuação.

Do ponto de vista da criminalidade, destaca-se no último ano o flagelo da violência doméstica, com especial incidência na Cova da Beira, e o número cada vez maior de crimes ligados a burlas informáticas.

Em ambos os casos, foi partilhado um profundo conhecimento do território, dos principais desafios do distrito em matéria de segurança e das respostas ao dispor em prol da defesa dos territórios e das populações.

Portugal é um dos países mais seguros do mundo e, de acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI, 2021) a criminalidade participada mantém-se em níveis historicamente baixos, incluindo a criminalidade violenta e grave.

*Foto: LUSA

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: