7.5 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Dezembro 5, 2022
No menu items!
InícioCulturaCONSULTA PÚBLICA: Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas

CONSULTA PÚBLICA: Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas

A partir de hoje, data em que se assinala o Dia Nacional da Cultura Científica, encontra-se em consulta pública o projeto de regulamento que estabelece as regras do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas. 

Durante os próximos 30 dias, cidadãos ou associações podem apresentar as suas observações ou sugestões no portal ConsultaLEX.

O Prémio tem como objetivo transmitir à sociedade a importância do oceano como sistema de suporte de vida no Planeta Terra, responsável pela regulação do clima, pelo fornecimento de alimento, meio de transporte e de lazer, além de providenciar muitos outros serviços e benefícios económicos, sociais, ambientais, culturais e emocionais.

Podem concorrer ao Prémio jovens com idades entre os 14 e os 21 anos, individualmente ou em equipas de até cinco membros.

Além dos jovens que residam ou estudem em Portugal, ou que estejam legalmente habilitados a permanecer no país, podem candidatar-se todos os jovens que residam no estrangeiro e tenham nacionalidade portuguesa.

Anualmente serão galardoados os filmes com duração de até sete minutos que melhor promovam a importância do oceano e do conhecimento científico interdisciplinar sobre os oceanos nas suas diversas dimensões e interações para o benefício da sociedade e do ambiente.

O Prémio pode ser atribuído em quatro categorias: Mensagem, Criatividade, Cultura Científica e Futuro, recebendo as candidaturas vencedoras um valor de dois mil euros.

O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas presta homenagem ao Professor Mário Ruivo, personalidade de reconhecido mérito científico, diplomático e cultural, pioneiro na defesa do oceano, no lançamento das temáticas ambientais em Portugal e na promoção de uma relação mais harmoniosa entre a sociedade e o oceano.

O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Economia e Mar, da Cultura, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: