12.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 2, 2023
No menu items!
InícioRegionalV. V. Ródão: Município reabilita dois edifícios para arrendamento acessível

V. V. Ródão: Município reabilita dois edifícios para arrendamento acessível

O Município de Vila Velha de Ródão encontra-se, a promover a reabilitação de dois edifícios situados na Rua de Santo António, em Vila Velha de Ródão.

A intervenção visa a revitalização do núcleo histórico da sede do concelho e a reutilização de um edificado que se encontrava desocupado, com elevado grau de degradação e em risco de ruína, que será posteriormente disponibilizado para arrendamento a preços controlados.

A empreitada foi adjudicada à empresa Jerónimo Reis & Afonso, Lda., por um valor de 288.979,94 €, acrescidos de IVA, e inclui a demolição e remoção do interior do edificado correspondente ao n.º 9 e 11 da Rua de Santo António.

O alçado principal será preservado e consolidado, de modo a respeitar a escala da rua e o contexto histórico-patrimonial do conjunto urbano onde se insere.

De acordo com o projeto, o interior dos edifícios corresponderá a uma construção nova, de tipologia T3, que contempla a inserção de um pátio descoberto na entrada.

Reabilitação

No piso à cota de entrada, localizam-se as áreas funcionais e sociais – sala de estar, cozinha e sala de jantar –, um quarto, uma instalação sanitária acessível a pessoas com mobilidade reduzida, uma zona técnica e um logradouro; enquanto no primeiro andar se situam dois quartos, com as respetivas instalações sanitárias, e um terraço.

Segundo o presidente do Município de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, “esta intervenção insere-se numa estratégia de reabilitação do parque habitacional do concelho que tem vindo a ser promovida pelo executivo municipal, em particular no que respeita aos edifícios que se encontram em mau estado de conservação ou em risco de ruína, para disponibilização para arrendamento a preços acessíveis. É o caso destes dois imóveis, que se localizam no centro histórico da Vila, numa das principais vias de acesso à Igreja Matriz e perto de vários edifícios classificados e requalificados recentemente, de forma a dar uma nova centralidade e dinâmica à parte antiga da vila e torná-la mais atrativa”.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: