4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioNacionalISEC conclui ano do centenário com lançamento de livro sobre a sua...

ISEC conclui ano do centenário com lançamento de livro sobre a sua história

A obra do historiador José Amado Mendes sobre o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra será apresentada no dia 6 de dezembro. O livro “100 anos de Engenharia em Portugal,1921-2021” concluirá um ano que assinalou o centenário de uma escola de engenharia que é, segundo o seu presidente, Mário Velindro, “uma máquina produtora de futuro!”

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra irá apresentar o livro”Do Instituto Industrial e Comercial ao Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. ISEC – 100 anos de Engenharia em Portugal, 1921-2021″, integrado nas comemorações finais do ano que assinalou o centenário da instituição.

A sessão irá decorrer no Auditório Principal do ISEC, no dia 6 de dezembro, às 17h00 (ver capa do livro em anexo).

A iniciativa contará com as intervenções de Mário Velindro, presidente do ISEC, de Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, e de José Amado Mendes, o autor do livro (ver fotos em anexo).

Manuel Ferreira Rodrigues, professor e investigador de História das Empresas e das Organizações na Universidade de Aveiro, fará a apresentação da obra.

“Este livro comemorativo do centenário da instituição da qual o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra descende, mostra bem, e com rigor histórico, quais eram as aspirações que presidiram ao lançamento do ensino da engenharia em Coimbra”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.

“Nesta passagem dos 100 anos, os grandes ativos do ISEC continuam a ser a ciência que produz, os seus projetos pedagógicos, o seu prestígio, os seus cursos, as suas licenciaturas e os seus mestrados”.

Foi o Instituto Industrial e Comercial de Coimbra que, a 5 de dezembro de 1921, lançou o que viria mais tarde a resultar no ISEC e no ISCAC – Coimbra Business School, dotando Coimbra de competências para modernizar a economia empresarial e a administração pública da região e do país.

“O que a investigação feita pelo historiador José Amado Mendes comprova é que o ISEC foi, é e será uma máquina produtora de futuro!”, afirma Mário Velindro.

“É hoje um agente ativo de mudança no ensino superior em Portugal, na transformação e modernização do país, graças ao trabalho e à autonomia dos seus departamentos e dos seus órgãos de gestão”.

“Instituição de excelência” atualizada “em termos tecnológicos”

A obra que vai ser apresentada é o resultado da investigação, recolha de testemunhos e organização de elementos da memória coletiva, desde a criação do instituto até ao momento atual.

Maria do Céu Faulhaber, vice-presidente do ISEC e responsável pelos Serviços Académicos, explica na obra como é que o Serviço de Gestão Académica e Pedagógica tem contribuído para tornar o ISEC numa instituição de excelência com serviços inovadores e menos burocráticos.

“Temos desenvolvido procedimentos que permitem organizar e centralizar toda a informação relativa a decisões e documentos produzidos pelos diversos órgãos de gestão e estruturas do ISEC, otimizando os recursos e incrementando eficiência nos processos”, afirmou Maria do Céu Faulhaber.

Professor no ISEC há mais de 25 anos, Luís Miguel Castro, atual presidente do Conselho Técnico-Científico, afirma que tem testemunhado um “esforço contínuo do ISEC em acompanhar a evolução da sociedade e a transformação tecnológica, inovando na sua oferta formativa e atualizando-se em termos tecnológicos”.

Afirma que o órgão a que preside tem promovido a adaptação dos cursos às necessidades dos estudantes e da sociedade e à internacionalização do ensino, tendo-se lançado nos últimos anos novas formações em áreas da gestão sustentável das cidades, da gestão de ativos físicos, da bioengenharia e da engenharia biomédica, bem como assegurado a oferta de cursos internacionais como o Curso Europeu em Engenharia Informática e o Erasmus Mundus em Mobilidade Elétrica e Sistemas de Energia.

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: