4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioNacionalStart-up de alunos da UBI capta financiamento de 1,5 milhões de euros

Start-up de alunos da UBI capta financiamento de 1,5 milhões de euros

A empresa está a trabalhar numa solução que beneficia da Inteligência Artificial para tornar as cidades mais seguras.

A DeepNeuronic, start-up dedicada à Inteligência Artificial, recebeu um investimento de 1,5 milhões de euros. Com foco na proteção e segurança pública, a solução da empresa, fundada por dois alunos de doutoramento da Universidade da Beira Interior (UBI), pretende contribuir para cidades mais inteligentes e seguras com sistemas de videovigilância automáticos.

A empresa, fundada em 2021 por Vasco Lopes e Bruno Degardin e sediada na UBI, na incubadora UBImedical, foca-se em facilitar o processo de supervisão de câmaras de vigilância com deteção automática, em tempo real, de situações anormais e perigosas, usando Inteligência Artificial e Visão Computacional que se interliga com os sistemas existentes.

O sistema permite detetar mais de 20 cenários perigosos, como acidentes rodoviários, incêndios, objetos abandonados, agressões, tiroteios, assaltos e quedas, entre outros, com a possibilidade de incluir novas situações.

Além de alertas visuais e sonoros imediatos, o utilizador tem, ainda, acesso ao histórico de acontecimentos, de fácil visualização e filtração.

Os fundadores da DeepNeuronic consideram imperativo o investimento numa solução automática, num mundo com mais de mil milhões de câmaras de vigilância, sendo que, por norma, são apenas capazes de fazer simples deteções de movimento.

“A infinidade de situações perigosas, tornam o problema bastante complexo, contudo é exatamente este o foco de diferenciação da DeepNeuronic. A nossa tecnologia tem a flexibilidade para, rapidamente, se adaptar a novas e diferentes situações”, referem.

Após um ano de desenvolvimento e validação desta solução, “o investimento da GED Ventures Portugal representa uma parceria estratégica, uma vez que permitirá consolidar a nossa tecnologia, nomeadamente na continuação do trabalho de Investigação e Desenvolvimento, permitindo alcançar o mercado internacional”, acrescentam.

Este investimento vem complementar o financiamento de 535 mil euros de um projeto nacional PT2020 e o de 75 mil euros pelo “Business Angel” Sergio Giacoletto, ex-vice-presidente executivo da Oracle.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: