4.6 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
No menu items!
InícioNacionalVamos continuar a exigir a reposição das SCUTS

Vamos continuar a exigir a reposição das SCUTS

ORÇAMENTO DE ESTADO IGNORA PORTAGENS

Foi sem surpresa, mas com indignação, que a Plataforma P’la Reposição das SCUTs na A23 e A25 confirmou que o governo e o partido (PS) que o suporta na Assembleia da República aprovaram o Orçamento de Estado para 2023 sem nele incluírem a suspensão ou abolição das portagens nas SCUTs da Beira Interior (A23, A24 e A25), não apresentando propostas e, mais grave ainda, votando contra as propostas de outros partidos.

“Registamos que o PCP propunha a abolição das portagens na A23, A24 e A25 e esta proposta foi derrotada pelos votos unidos do PS, PSD e da Iniciativa Liberal e a abstenção do Chega e do PAN e apenas teve os votos favoráveis do PCP, BE e Livre. Registamos ainda que o PSD propunha uma redução de 20% nos preços das portagens e nem esta proposta, manifestamente insuficiente, foi aprovada, porque para isso seriam necessários os votos do PS que detêm a maioria absoluta na AR”, refere a Plataforma em comunicado.

“O governo e os deputados eleitos pela Beira Interior prestaram assim um péssimo serviço à região, às populações, aos trabalhadores e à actividade económica. Foram incapazes de fazer cumprir os compromissos assumidos por António Costa em 2015, compromissos que foram reiterados por ele e pelas agora ministras da Coesão Territorial e do Trabalho e Segurança Social, enquanto candidatas em Castelo Branco e na Guarda nas eleições legislativas de Janeiro de 2022.

Como já tivemos oportunidade de referir, a Plataforma registou as recentes declarações do Governo sobre uma eventual redução do preço das Portagens na Beira Interior no primeiro trimestre de 2023, através de um processo legislativo do governo for a do âmbito do Orçamento e da Assembleia da República. Nesse sentido queremos deixar muito claro que também não nos esquecemos que a Sr.ª Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional e o Sr. Secretário de Estado das Infraestruturas se comprometeram a reunir connosco em Dezembro para análise das medidas que o governo vai adoptar.

Iremos desta forma manter uma pressão permanente pela Reposição das SCUTs na Beira Interior (A23, A24 e A25) ainda em 2023, exigindo a eliminação do pagamento de portagens nestas vias.”, refere em comunicado.

“Lembramos que este objectivo foi apresentado pela Plataforma e pelo seu Conselho Geral e teve aprovação unânime no recente Fórum de Participação Cívica realizado em 3 de Outubro de2022.

No respeito pelos compromissos assumidos e pelas decisões tomadas a Plataforma vem assim informar que oportunamente realizará uma reunião para decidir sobre as acções a desenvolver a curto prazo.

Desde já comunicamos que, caso o governo, no início de Dezembro, não dê qualquer resposta aos compromissos que assumiu com a Plataforma, ponderaremos como possível a realização de uma acção em Lisboa em data e com contornos a definir muito brevemente. Para esta acção esperamos que as Câmaras Municipais e demais autarcas e instituições bem como as CIMs da Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela se coloquem ao lado dos interesses das populações, dos trabalhadores e das empresas e se unam no apoio a esta deslocação de protesto e indignação.”, adiantam no mesmo documento.

*Foto: LUSA

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: