A UCCLA vai acolher, no dia 3 de dezembro, o encerramento das comemorações dos 25 anos da Liáfrica e 10 anos da Casa da Cultura Angolana Welwitschia, a partir das 14 horas.
Na ocasião serão assinalados os 47 anos da Independência da grande Nação que é Angola.
A LIÁFRICA – Liga dos Africanos e Amigos de África tem desenvolvido, ao longo dos últimos vinte e cinco anos, atividades de formação, nomeadamente nos domínios da Educação para a Saúde, na Área Social e na Área Científica.
Tem realizado conferências e congressos, tanto em Portugal como em Angola, contribuindo também para a integração dos africanos (nomeadamente angolanos) em Portugal, assim como para a consolidação dos laços históricos entre os povos Angolano e Português.
A Casa da Cultura Angolana Welwitschia foi criada há dez anos por um grupo de angolanos e amigos de Angola para preencher o vazio da inexistência em Portugal de um espaço condigno de divulgação e promoção da cultura angolana em Portugal.
Ambas as organizações trabalham em parceria no mesmo espaço, sendo associações sem fins lucrativos que também realizam distribuição de roupas, livros, medicamentos e mobílias para a comunidade angolana menos favorecida.
PROGRAMA
14h00 – Receção aos convidados
14h15 – Sessão de abertura
– Vitor Sampaio Ramalho – Secretário-geral da UCCLA, Sócio Fundador da LIÁFRICA e presidente do Conselho Geral da Casa da Cultura Angolana Welwitschia;
– João Cravinho – Ex-ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território, presidente da Comissão de Honra da Casa da Cultura Angolana Welwitschia e Fundador da LIÁFRICA;
– Maria Eduarda Bento Alves Ferronha – Presidente da Direção da LIÁFRICA e da Casa da Cultura Angolana Welwitschia;
15h00 – Mesa redonda
“Portugal e Angola – Cooperação e Cultura: “Aquilo que nos une”
Moderador: Onofre Martins dos Santos – Juíz Conselheiro Jubilado do Tribunal Constitucional de Angola e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Casa da Cultura Angolana Welwitschia
Intervenientes:
– João Gomes Cravinho – Ministro dos Negócios Estrangeiros;
– Manuel Augusto – Ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola;
– Pedro Adão e Silva – Ministro da Cultura;
16h00 – Criação do DDAP – Dia da Diáspora Angola em Portugal
16h30 – Homenagens a angolanos da Diáspora que se distinguiram em várias áreas em Portugal
18h00 – Momento cultural e mostra de artesanato angolano
18h30 – Quitutes
19h00 – Confraternização, música e dança