11.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 31, 2023
No menu items!
InícioDesportoEscuderia Castelo Branco vence prémio internacional de sustentabilidade

Escuderia Castelo Branco vence prémio internacional de sustentabilidade

  • Política ambiental da Escuderia reconhecida pela Federação Internacional de Motociclismo
  • Troféu ambiental atribuído nos FIM AWARDS 2022 realizados em Itália

A Escuderia Castelo Branco viu o seu trabalho em torno da preservação do ambiente e da sustentabilidade reconhecido pela Federação Internacional de Motociclismo que decidiu atribuir, à organização portuguesa, o FIM ENVIRONMENTAL TROPHY, nos FIM AWARDS 2022 que se realizaram em Rimini, Itália.

O Troféu Ambiental da FIM é uma distinção da entidade que tutela o desporto motorizado das duas rodas a nível mundial em que reconhece a forma como as organizações ligadas ao fenómeno do desporto do motociclismo contribuíram para a preservação e a protecção do meio ambiente, com a promoção de uma maior consciencialização para as questões ambientais.

Em 2022, o troféu foi atribuído à Escuderia Castelo Branco pelo trabalho que a organização albicastrense tem desenvolvido nesta área e, em particular, pelo projecto de sustentabilidade e ambiental que apresentou e aplicou durante o 1º Estágio de Mini Enduro no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, que teve lugar no dia 4 de junho.

Durante esta iniciativa, as crianças e os jovens participantes puderam praticar a modalidade com os pilotos portugueses Gonçalo Sobrosa (Beta Portugal) e Rita Vieira (Yamaha Motor Portugal) que participam em Campeonatos do Mundo. Além disso, com o apoio da Federação Portuguesa de Motociclismo, a colaboração dos comissários da FIM e que são elementos da Escuderia, Nelson Matos e Marta Jesus, e de toda a equipa da organização, desenrolou-se uma acção de sensibilização sobre sustentabilidade junto dos mais novos que procurou alertar para a necessidade de preservar o meio ambiente nas competições.

Para além de praticarem enduro durante o estágio, os participantes foram incentivados a separarem os resíduos, adoptarem uma alimentação saudável, entre outros. A iniciativa recebeu, desde logo, a certificação de ECO EVENTO, atribuída pela VALNOR, a entidade parceira da Escuderia em tudo o que se relaciona com a política ambiental da organização.

O Troféu Ambiental foi atribuído pela FIM a este projecto da Escuderia e que ficou à frente de candidaturas como o Mundial de Endurance, realizado no circuito francês de Paul Ricard, ou do campeonato de Mini Motas Eléctricas que teve lugar em Espanha.

“A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente são elementos fundamentais na rotina diária da Escuderia Castelo Branco e, têm ainda mais ênfase nas competições que organiza. Temos procurado deixar uma pegada cada vez menor em tudo o que fazemos. A Escuderia promove hábitos amigos do ambiente. Tem os desportos motorizados na sua génese e sabe que só com a defesa de formas de estar mais sustentáveis é que será possível que os mesmos continuem a ter praticantes e um futuro consistente”, afirmou o director da Escuderia Castelo Branco, Nelson Matos.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: