0.5 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
No menu items!
InícioDesportoPortugal regressa à Maia para disputar as Davis Cup by Rakuten Qualifiers

Portugal regressa à Maia para disputar as Davis Cup by Rakuten Qualifiers

Duelo com a República Checa será em terra batida

O Complexo Municipal de Ténis da Maia foi o palco escolhido pela Federação Portuguesa de Ténis para a eliminatória das Davis Cup by Rakuten Qualifiers entre Portugal e República Checa.

Marcada para os dias 4 e 5 de fevereiro de 2023, trata-se da ronda de acesso às Davis Cup by Rakuten Finals, a fase final da competição.

Disputada em terra batida e recinto coberto, esta será a quarta eliminatória de Portugal numa ronda de acesso à fase final, depois de 1994 (derrota para a Croácia), 2017 (derrota para a Alemanha) e 2019 (derrota para o Cazaquistão).

A seleção nacional masculina procura alcançar pela primeira vez a elite da competição por equipas, que foi reformulada em 2019 e ajustada em 2022.

Em 2023, a fase de grupos das Davis Cup by Rakuten Finals está marcada para a semana que começa a 11 de setembro, em quatro localizações (um grupo por cidade), enquanto a fase a eliminar, com as oito melhores equipas (duas apuradas por grupo), acontecerá entre 21 e 26 de novembro em Málaga.

A eliminatória entre Portugal e República Checa será a segunda num espaço de 12 meses a realizar-se no Complexo Municipal de Ténis da Maia.

Foi precisamente neste local que, em março de 2022, a equipa das quinas celebrou uma vitória por 4-0 frente à Polónia no play-off do Grupo Mundial I, triunfo ao qual deu seguimento em setembro (3-1ao Brasil no Grupo Mundial I no Centro Cultural de Viana do Castelo) para alcançar as Davis Cup by Rakuten Qualifiers.

O anúncio foi feito este domingo por Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, e Hernâni Ribeiro, Vereador da Câmara Municipal da Maia, na conferência de imprensa que encerrou a quarta edição do Maia Open, torneio do ATP Challenger Tour que as duas entidades organizaram pelo quarto ano consecutivo precisamente no Complexo Municipal de Ténis da Maia.

Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis:”Depois de consultarmos os jogadores e a equipa técnica sobre o piso em que vamos jogar e de falarmos e negociarmos com a Câmara Municipal da Maia, que nos vai apoiar na realização da eliminatória, escolhemos jogar aqui, no Complexo Municipal de Ténis da Maia, a eliminatória das Davis Cup by Rakuten Qualifiers contra a República Checa, que como sabem será histórica se ganharmos. Jogarmos neste magnífico Court Central era uma escolha óbvia desde que a Câmara Municipal da Maia tivesse disponibilidade não só ao nível do complexo, mas também de nos apoiar e, portanto, juntamos a vontade das duas entidades, que têm tido uma relação muito próxima nos últimos anos.”

Hernâni Ribeiro, Vereador da Câmara Municipal da Maia: “Para a cidade da Maia é um enorme orgulho voltar a receber a nossa seleção. O ténis é uma modalidade com uma tradição fortíssima no nosso município, pois temos uma das maiores escolas do país na qual aliámos a quantidade à qualidade dos nossos atletas. Ter cá a nossa seleção e a Taça Davis é mais um excelente motivo de divulgação da modalidade e será mais uma razão para os nossos jovens se superarem e quererem ser cada vez melhores para um dia serem eles os convocados a representar a nossa seleção.”

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: