0.5 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Fevereiro 1, 2023
No menu items!
InícioRegionalAto Oficial: Idanha-a-Nova e ayuntamientos espanhóis reforçam laços em revisão de fronteiras

Ato Oficial: Idanha-a-Nova e ayuntamientos espanhóis reforçam laços em revisão de fronteiras

O Município de Idanha-a-Nova reuniu no dia 5 de dezembro, em Penha Garcia, com os ayuntamientos espanhóis de Alcántara, Carbajo, Cilleros, Membrío, Santiago de Alcántara e Zarza la Mayor para o Ato Oficial de Revisão de Fronteiras.

É um ato que fica registado com a assinatura das atas de reconhecimento da linha de fronteira entre Portugal e Espanha, na parte correspondente aos limites fronteiriços existentes nas áreas geográficas dos sete concelhos raianos.

De forma a aprofundar a cooperação transfronteiriça, esta iniciativa celebra-se anualmente e tem permitido estreitar laços de vizinhança.

Este ano a cerimónia incluiu uma visita guiada à exposição “Os séculos de São Pedro de Alcântara”, patente em Penha Garcia.

“Continuamos a reivindicar maiores ligações entre Portugal e Espanha, mas a maior ligação tem de ser entre nós. Por isso, entendemos fazer a cerimónia em Penha Garcia porque se comemoram este ano os 400 anos da beatificação de São Pedro de Alcântara, um santo espanhol que tem aqui um núcleo museológico”, afirmou o presidente da Câmara Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto.

São Pedro de Alcântara simboliza as oportunidades existentes na relação entre as regiões raianas.

Enquanto município com a maior área territorial de fronteira, Idanha tem trabalhado projetos ao nível do turismo, da economia, da cultura e dos financiamentos comunitários, tais como a Feira Raiana, o Parque Natural do Tejo Internacional, a Rede Mundial de Geoparques da UNESCO, a embarcação Balcón del Tajo, o património religioso (de que é exemplo o culto a São Pedro de Alcântara) e os projetos de cooperação transfronteiriça Interreg, Euroace e Tejo Internacional.

Ao Ato Oficial de Revisão de Fronteirasseguiu-se um momento musical de voz, adufe e viola beiroa, com a presença de Idalina Gameiro e António Pascoal.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: