11.7 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 31, 2023
No menu items!
InícioRegionalIdanha-a-Nova: “Orçamento dá resposta às necessidades das pessoas e do território” assegura...

Idanha-a-Nova: “Orçamento dá resposta às necessidades das pessoas e do território” assegura Armindo Jacinto

O Orçamento da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova para 2023, no valor de 34,2 milhões de euros, foi aprovado por maioria em reunião do Executivo.

Este valor representa um crescimento de cerca de 30% face ao ano anterior, devido à capacidade do Município na captação de mais fundos comunitários e de mais parcerias que se refletem em mais investimento para Idanha.

“É um orçamento que visa fazer do concelho de Idanha-a-Nova um verdadeiro território Solidário, sem deixar ninguém para trás e com prioridades claras.

Designadamente no apoio às famílias na Educação, Saúde, Habitação, Segurança e Economia, que são imagens do projeto Idanha Solidária”, afirma Armindo Jacinto.

O Presidente da Câmara Municipal lembra que “a atual conjuntura é marcada pelas consequências da inflação no nosso dia-a-dia e pela instabilidade política no Mundo, causada pela guerra na Ucrânia”.

Por isso, Armindo Jacinto refere que “as famílias do concelho de Idanha-a-Nova têm disponíveis políticas municipais que ajudam a minimizar os efeitos desta crise internacional”.

Com este Orçamento Municipal, os cidadãos de Idanha-a-Nova pagam dos impostos mais baixos do país.

Efetivamente, a autarquia aprovou novamente valores mínimos de IMI em 2023 e, de forma complementar, mantém as deduções para famílias com filhos, que variam entre 20 euros e 70 euros, consoante o número de dependentes.

“Sempre foi entendimento deste Executivo, e assim continuará a ser, aplicar o mínimo de impostos possível para apoiarmos os nossos munícipes e as empresas com benefícios fiscais e, ao mesmo tempo, incentivarmos a fixação de mais pessoas e a criação de riqueza e emprego”, explica o Presidente da Câmara.

O Orçamento Municipal apoia ainda, pela primeira vez, um conjunto de projetos no âmbito do Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova.

Armindo Jacinto sublinha que “houve a preocupação de pedir a opinião dos Idanhenses, ouvir as suas preocupações e expetativas, e convidar todos os munícipes a apresentar ideias para o concelho”.

As propostas deram origem a 13 projetos selecionados pelos munícipes nas áreas da reabilitação urbana, espaços públicos e espaços verdes, saneamento, mobilidade, turismo e educação, abrangendo todas as Freguesias e Uniões de Freguesia.

É neste contexto que se elaborou o Orçamento para 2023, o segundo do mandato autárquico 2021-2025, e que resulta da confiança dos Idanhenses no projeto político Idanha Solidária, do Partido Socialista.

Armindo Jacinto sublinha que é um Orçamento de continuidade e de contas certas, que “concilia a responsabilidade de uma gestão económico-financeira prudente, com a vontade de concretizar investimentos decisivos para continuar a fazer de Idanha um concelho que privilegia as suas potencialidades naturais e construídas e a qualidade de vida de todos os Idanhenses, dos 0 aos 114 anos”.

Há um conjunto de indicadores que mostram que o concelho de Idanha-a-Nova está no bom caminho.

Desde 2019, os fluxos migratórios têm sido positivos. Ou seja, a cada ano são mais os novos residentes do que as pessoas que deixam o concelho.

Idanha está também nos municípios com melhor índice de fecundidade, o que significa que as famílias se sentem apoiadas.

Mais ainda, no ranking nacional dos municípios portugueses Idanha subiu mais 10 posições em 2022.

Está na melhor posição de sempre com o 97º lugar no Portugal City Brand Ranking/2022, um estudo que analisa a atração de investimento, a qualidade de vida e turística dos 308 municípios portugueses.

Por essa razão, Idanha foi distinguida como “Marca Estrela” dado ser o Município com menos de 10 mil habitantes a apresentar um melhor desempenho.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: